20 de abril de 2024 03:15


Saúde

Araguaína: Bebê que nasceu com problema no coração aguarda cirurgia para sobreviver: ‘Medo de não ver minha filha viva’

Publicado em

Araguaína: Bebê que nasceu com problema no coração aguarda cirurgia para sobreviver:

Uma menina que nasceu com uma doença cardíaca grave está internada em Araguaína, norte do Tocantins, aguardando transferência para fazer uma cirurgia de alto risco fora do Tocantins. São quase dez dias de espera e angústia desde o diagnóstico de cardiopatia congênita complexa. A família afirma que a saúde dela está piorando.

Raffisa Emanuel nasceu no início da semana passada e está internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Dom Orione. O laudo médico aponta que ela precisa da cirurgia cardíaca com urgência.

O procedimento não é feito em nenhum hospital do Tocantins e a recomendação é que ela seja transferida em uma UTI aérea. “Essa bebê precisa ser transportada, transferida para outra cidade que faz cirurgia e alto risco, mas até o momento não temos nenhuma resposta do poder público, nenhuma resposta da regulação do estado”, lamentou a avó Márcia Miranda.

Leia Também:   Competição de pesca em Araguaína tem premiação de R$ 80 mil; saiba como participar

A mãe da menina conta que segundo os médicos o pulmão da recém-nascida está enfraquecendo e ela corre risco de morrer. “Meu maior medo é de não ver minha filha viva porque a qualquer momento ela pode falecer se não fizer essa cirurgia urgentemente”, disse Priscila Miranda, mãe da bebê.

“Nenhuma mãe deveria passar por esse momento. É muito difícil falar, eu não tenho palavras”, disse a mãe da menina.

A Secretaria de Estado da Saúde disse que tem uma parceria com a Santa Casa de Passos de Minas para atender os recém-nascidos com cardiopatia. Afirmou ainda que encaminhou nessa segunda-feira o boletim atualizado da Raffisa Emanuele e aguarda agendamento do hospital para a transferência.

Leia Também:   Adolescente é apreendido em Araguaína após fazer postagem exibindo arma de fogo nas redes sociais

A SES afirmou ainda que após liminar da Justiça, dispõe de 24h para cumprimento da decisão de transferência e que iniciou contatos para cotação do procedimento em hospitais do Brasil inteiro.

“Atualmente no Tocantins, nove crianças eletivas aguardam realização de cirurgia de cardiopatia e mais uma criança aguarda a cirurgia de emergência, também na espera pelo agendamento de transferência para a Santa Casa de Passos de Minas”, afirma o estado.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana