18 de abril de 2024 01:39

Geral

Operação Limpeza aprova mais de 90% dos produtos fiscalizados no Tocantins; confira

Publicado em

Operação Limpeza aprova mais de 90% dos produtos fiscalizados no Tocantins; confira

Atendendo a uma solicitação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Estado, realizou a Operação Especial Limpeza, com a visita a estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas, a coleta das mercadorias e a análise laboratorial, por meio dos ensaios metrológicos.

Durante o período de 4 a 8 de novembro, técnicos da AEM testaram cerca de 442 produtos entre sabão, detergente, esponja de aço, pano de chão, panos de limpeza, luvas, água sanitária, flanelas, soda cáustica, desinfetante. Foram ensaiados produtos de marcas tradicionais e de menor abrangência no mercado. Após os testes, 94% foram aprovados. Apenas duas marcas e dois produtos apresentaram divergências nas medições e foram reprovados. Na embalagem da esponja de aço da Bombril consta uma unidade de massa como medida e, nos testes, o produto apresentou divergência de pesagem. A outra marca reprovada é a Toalhas Groh, que informou uma medida dimensional (largura e comprimento) inadequada com os dados informados na embalagem.

Leia Também:   Inovação Agrícola e Pecuária Sustentável: Destaques da AGRO360TOCANTINS

Para o presidente da AEM, Rérison Castro, os resultados da Operação Limpeza apontam que a atuação da Metrologia Legal é cada vez mais necessária. “Sabemos que o processo de embalagem, em muitas instituições, ainda tem muito manuseio de dados e instrumentos de medição realizados por pessoas e não automatizados, que representam maior percentual de garantia de qualidade. Contudo, é primordial que a AEM mantenha sempre equipes em campo, testes laboratoriais e medições que possam assegurar ao consumidor a veracidade das embalagens”, informa o presidente.

Testes laboratoriais

Para a realização dos testes laboratoriais, foram recolhidos produtos de diferentes tamanhos, formatos e marcas e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto. Todos foram desembalados, pesados e registrados em balança própria da Metrologia Estadual. Os testes contaram com a presença de representantes dos fabricantes, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM.

Operação Limpeza

A ação atende ao Plano de Trabalho pactuado junto ao Inmetro para 2019. O objetivo foi visam assegurar a qualidade das mercadorias e, também, verificar se os produtos ofertados nos estabelecimentos atacadistas e varejistas estão aptos a serem comercializados de acordo com as normas estabelecidas por lei. No Tocantins, as mercadorias foram recolhidas no período de 08 a 11 de outubro. Vale ressaltar que o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.

Consumidor consciente

O consumidor que encontrar produtos em divergência com as orientações do Inmetro pode entrar em contato com a Ouvidoria da Metrologia Estadual pelo  e-mail – [email protected] e pelo telefone (63) 3218-2076.

Leia Também:   Registros mostram que no Tocantins a uma média de queda de 14 mil raios e 1 poste por dia; veja detalhes

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana