19 de abril de 2024 12:10

Palmas

Centro de saúde fazem atendimentos noturnos à população masculina de Palmas

Publicado em

Centro de saúde fazem atendimentos noturnos à população masculina de Palmas

Aproveitando o Novembro Azul, mês alusivo à prevenção, diagnóstico precoce e combate do câncer de próstata, os Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) estão priorizando a atenção à saúde da população masculina nos períodos diurno e noturno.

Na noite desta segunda-feira, 18, o CSC Valéria Martins (Arse 122/1206 Sul) recebeu pacientes com objetivo de realizar consultas médicas, odontológicas, solicitação e encaminhamento de exames, vacinação, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além desses serviços, também houve a promoção de palestra sobre câncer de próstata, ginástica laboral e auriculoterapia.

Além de atentar para saúde global do homem, a ação coletiva teve como objetivo desencadear uma mobilização a longo prazo, por meio da quebra de resistência masculina em seus respectivos círculos sociais na busca pelo serviços de saúde. Diversos profissionais de saúde e residentes se uniram para a realização dos atendimentos.

Por meio de uma parceria interinstitucional, o médico especialista em urologia, Geovane Sandoval, que atua na área há 30 anos, ministrou uma palestra de forma lúdica e com linguagem menos técnica sobre os cuidados com a saúde em múltiplas abordagens. “Um dos aspectos mais importantes na prevenção de todas as doenças é o conhecimento. Por isso uso o linguajar mais próximo das pessoas para que elas entendam quais são os problemas e as formas de prevenção. Hoje abordamos o câncer de próstata pelo mês dedicado a saúde do homem. Falamos sobre a prevenção secundária, pois não temos uma vacina para fazer a prevenção primária, neste caso, quanto mais cedo se tem o diagnóstico mais cedo o homem consegue o tratamento”, esclarece o médico.

Leia Também:   2° episódio do 'Isso pod, Pastor?' com Claudemir Lopes vai ao ar nesta quarta-feira (17) e recebe o presidente da OMEP

O pedreiro Pedro Lopes, 64, esteve presente na ação em busca de dar mais atenção a si e reforçar os cuidados periódicos. “Todo ano faço meus exames, esse ano estava devendo. Me avisaram e eu vim até por conta do horário, pois facilita bastante”, afirma Pedro.

A enfermeira residente em Saúde da Família e uma das organizadoras, Larissa Silva, esclarece que esse tipo de ação é de grande relevância. “A população masculina não busca tanto serviço em decorrência do trabalho. Então, durante o expediente de horário normal são poucos homens que procuram a unidade de saúde. Essa ação é um momento de realizar um rastreamento não só para o câncer de próstata mas também para monitorar outras pendências como vacinação, teste rápido, tratamentos odontológicos e outros tipos de acompanhamentos médicos”, afirma Larissa.

Arno 61

Leia Também:   Laudecy Coimbra questiona postura de Cínthia com servidores da Saude

No CSC da Arno 61 (503 Norte), na noite de segunda também os atendimentos também foram direcionados a população masculina, com a prestação dos serviços de consulta médica, odontológica, práticas corporais, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, atualização vacinal, teste rápido para ISTs, oficinas sobre prevenção ao câncer de próstata, violência contra a mulher e planejamento familiar.

De acordo com informações da assistente administrativa Vanuza de Sousa, mais de cem atendimentos foram realizados no decorrer do dia.

O mestre de obras Reginaldo Silva, 39, foi um dos usuários que aproveitaram a oportunidade. “No decorrer do dia não temos tempo de procurar se cuidar. Tenho problemas de gastrite e azia, com esse atendimento posso buscar ajuda nesse sentido, atualizar minha caderneta de vacina e outros. Estou muito agradecido a saúde porque tem vários outros tipos de atendimento. Excelente”, conclui.

A enfermeira Edilma Góes é uma das profissionais de saúde que estavam conduzindo os atendimentos. “Aproveitamos o momento do Novembro Azul para ampliar os atendimentos porque a procura aumenta. Mas o nosso objetivo é incentivar os pacientes a cuidar da saúde de uma maneira geral. Sempre orientamos que esses cuidados não sejam apenas neste mês, mas que durante o ano eles cuidem mais da saúde”, pondera Edilma.

Leia Também:   Em Palmas, contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para entidades sociais; veja como

Programação da semana

Nesta terça, 19, o CSC Walter Morato (Taquaruçu) realiza ações nos períodos da manhã e tarde, com teste rápido para ISTs, solicitação de exames laboratoriais e atendimento odontológico. E na quinta, 21, das 19 às 22 horas, a unidade realiza o Dia D com palestras e orientações, aferição de pressão arterial, solicitação de exames, testes rápidos para ISTs e avaliação odontológica.

Ainda na terça, 19, o CSC José Luís Otaviani (Arno 33 / 307 Norte) tem programação noturna das 18 às 21 horas, com testes rápidos para ISTs, atendimento médico aos pacientes sintomáticos e atendimento dos pacientes sem queixas com a enfermeira.

Na quarta, 20, o CSC da Arne 53 (406 Norte) também realiza atendimento noturno, das 18h30 às 21h30, com consulta médica, avaliação odontológica, testes rápidos para ISTs, roda de conversa na sala de espera sobre mitos e verdades sobre o câncer de próstata, vasectomia e infecções sexualmente transmissíveis.

E na sexta, 22, das 17 às 21 horas, é a vez do CSC José Lúcio Carvalho, no setor Lago Sul, fazer o Dia D com ação educativa em sala de espera, testes rápidos para ISTs e solicitação de exames.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana