Novembro vermelho

Balada consciente; Dezembro Vermelho foca em ações de conscientização para prevenir o HIV/ Confira programação

público jovem é considerado chave para a campanha porque abrange uma população de maior risco

02/12/2019 07h04Atualizado há 2 semanas
Por: Redação Sou de Palmas - A sua fonte de notícias!
184
Divulgação/secomPalmas
Divulgação/secomPalmas

A primeira ação da campanha social ‘Dezembro Vermelho’ em alusão ao Dia Mundial de Combate à HIV/AIDS (celebrado em 1º de dezembro) foi marcada pela conscientização junto ao público da boate Lanterna, no centro de Palmas. A ação aconteceu na noite do último sábado, 30, com distribuição de preservativos e gel lubrificante. 

Os residentes de Programa de Saúde Coletiva, que atuam na Coordenação Técnica de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), levaram informação e orientação a todos que chegaram para curtir a ‘balada’. “Hoje a gente a gente trabalha com prevenção e é exatamente o que viemos fazer estimular a prevenção: o uso de camisinha, a procura de testagem rápida nos centros de saúde como forma de prevenir a transmissão do HIV. O teste rápido é importante para descobrir a sorologia e isso é uma forma de prevenção e de cuidado sua e do seu parceiro”, pontuou a odontóloga residente do Programa de Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Ana Paula Barbosa.

A odontóloga reforça que o público jovem é considerado chave para a campanha porque abrange uma população de maior risco, mas ao longo do mês outras ações serão realizadas na zona rural e junto ao sistema carcerário também com foco na prevenção.

Quem aprovou a iniciativa foi a publicitária Viviane Costa. “É fundamental trabalhar a questão da conscientização quanto ao uso do preservativo que é importante em qualquer tipo de relação. É preciso se cuidar e quanto mais informação melhor”, ressaltou.

Confira a programação

Dia 06 - Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Escola Municipal Maria Júlia (Jardim Aureny III);

Dia 09 - Ação de testagem rápida e educação em saúde aos profissionais da Semus;

Dia 10 - Testagem rápida e educação em saúde aos profissionais que trabalham na Casa de Prisão Provisória de Palmas;

Dia 11 - Seminário da Prevenção Combinada;

Dia 12 - Ação em conjunto com o Centro de Saúde da Comunidade Laurides Milhomem, blitz educativa na Avenida I próxima a Estação Xerente com entrega de folders contendo informações sobre Prevenção das ISTs, entrega de preservativos e divulgação da realização de Testes Rápidos no CSC; 

Dia 13 - Ação em Saúde na Praça próxima a Estação Xerente no Jardim Aureny III, com realização de testes rápidos, entrega de folders e de camisinhas

Todo o mês - Ação de Educação em saúde nas salas de espera do Centros de Saúde com abordagem sobre prevenção e tratamento de ISTs com foco em HIV/AIDs; oferta de teste rápido e de consultas com foco em sexualidade.

 

  • Balada consciente; Dezembro Vermelho foca em ações de conscientização para prevenir o HIV/ Confira programação
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.