26 de abril de 2024 16:58

Educação

PM forma 900 alunos do Proerd em Palmas

Publicado em

PM forma 900 alunos do Proerd em Palmas

A Polícia Militar do Tocantins, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizou na manhã desta terça-feira, 03, às 09h, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, a formatura dos alunos atendidos na cidade de Palmas no segundo semestre deste ano. Ao todo foram 11 escolas contempladas com o programa, sendo 27 turmas, em um total de 901 alunos.

O evento contou com a presença do vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, do comandante-geral geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, da coordenadora estadual do PROERD, coronel Alaídes Pereira Machado, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, dentre outras autoridades civis e militares.

O palhaço Batatinha Frita e sua turma animaram a criançada antes do início da solenidade, com brincadeiras e música. Depois de composta a mesa de honra com as autoridades presentes, os alunos do pelotão de elite do Colégio Cívico-Militar, unidade I, prepararam a entrada do leãozinho Dare, mascote do Proerd, figura bastante aguardada pelas crianças. Na sequência os presentes entoaram o hino nacional brasileiro.

A coordenadora estadual do Proerd, coronel Alaídes Pereira Machado, realizou a leitura do histórico do programa, que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar desde o ano de 2002, com o número expressivo de 440 mil atendimentos de crianças e adolescentes, e nove mil pais. Este ano o programa realizou uma marca histórica, atingiu todos os 139 municípios do Tocantins, sendo o primeiro estado brasileiro a realizar este feito.

Leia Também:   Checklist do concurso da saúde de Palmas: Confira orientações para o dia de prova neste domingo (28)

A advogada Isabelle Catherine de Carvalho, vice-presidente da Comissão Especial OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Vai à Escola, emocionou a todos com seu depoimento de ex-aluna Proerd, no ano de 2005. Ela lembrou de como o programa influenciou sua vida e contribuiu para sua formação.

Durante a solenidade os instrutores do Proerd, homens e mulheres que fazem a diferença na vida de milhares de crianças no Tocantins, foram convidados à frente e receberam uma salva de Palmas dos presentes. As 11 crianças que elaboraram as melhores redações, sendo uma de cada escola, receberam uma homenagem das autoridades presentes e as três melhores foram lidas para o público. O primeiro lugar ficou com a aluna Natália Souza Vidal, da escola municipal Aprígio Tomáz de Matos, o segundo lugar foi apara a aluna Yasmin Daniel Ferreira, do CEMIL Margarida Lemos, já a terceira colocada foi a aluna Melina Vieira, da Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem.

A aluna Laura Guimarães dos Santos, da escola municipal Antônio Carlos Jobim, e o aluno João Mateus Farias Soares, da escola municipal Thiago Barbosa, receberam seus certificados de participação no programa, representando os demais alunos. Já a aluna Radyja Samyra da Silva Tavares Santos, da escola municipal Eurídice Ferreira, conduziu os formandos no compromisso Proerd, no qual eles se comprometem a se manterem longe das drogas e da violência. A canção do Proerd foi cantada por todos aos final da formatura.

Leia Também:   Quatro homens e um casal são presos por tráfico de drogas nas regiões norte e sul de Palmas

 

Pronunciamentos

Em sua fala, o comandante-geral da PM agradeceu aos presentes e parabenizou a coordenação do Proerd e aos instrutores pelo sucesso do programa e pela formatura. Destacou que investir na prevenção é marca do governo do estado e do comando. “Agir diretamente na base propicia resultados duradouros e eficientes. A criança que recebe os ensinamentos do Proerd é uma multiplicadora da resistência às drogas e à violência. É uma influenciadora positiva e propaga na comunidade a importância de dizer sempre não. A Polícia Militar caminha lado a lado com as famílias na busca por uma sociedade mais justa, humana e solidária”, disse coronel Jaizon.

A prefeita Cinthia também ressaltou a importância do Proerd na formação dos alunos, especialmente da capital, que este ano formou aproximadamente 24 mil crianças e pais. A prefeita interagiu com as crianças e citou todas as unidades escolares presentes. “Parabéns para cada um de vocês, estou muito orgulhosa. Agora terão o trabalho, a responsabilidade de levar esse conhecimento adquirido para outras crianças, conhecimento a gente não guarda, a gente passa pra frente”, falou Cinthia.

O vice-governador do Tocantins aproveitou a oportunidade para agradecer a presença do secretário de Turismo e Cultura do município de Caucaia-CE, coronel Paulo Guerra, que veio ao Tocantins conhecer o programa, que é um sucesso na prevenção da violência e no combate ao uso de drogas. Wanderlei Barbosa ressaltou: “Nós sabemos da importância da boa orientação às nossas crianças, deste momento em que a nossa adolescência precisa se firmar como cidadão. Estamos preocupados com essa formação, por isso apoiamos e agradecemos o trabalho desenvolvido pelo Proerd no Tocantins, modelo de sucesso da Polícia Militar, que atua no Tocantins no combate às drogas e à violência”.

Leia Também:   Concorrência por vaga no concurso da Saúde de Palmas é divulgada; CONFIRA

 

Depoimentos

Alguns pais e familiares de alunos acompanharam a solenidade. Dentre eles a senhora Vanessa Lima Araújo Luz, mãe da aluna Davilla Vanessa, da escola Olga Benário. Vanessa fez questão de prestigiar a filha e acompanhar esse momento tão importante na vida da garota. “Ela está muito feliz em ter participado do Proerd, foi algo novo na vida dela, que vai com certeza influenciar nas suas escolhas. Parabenizo a PM do Tocantins por esse trabalho tão importante que fazem com nossos filhos”, declarou a mãe.

O mesmo sentimento de gratidão foi compartilhado pela aluna Mariana da Rocha Silva, de 11 anos, da escola Antônio Gonçalves Carvalho. A menina disse que aprendeu muito em sala de aula com os instrutores do Proerd: “Todas essas coisas que a gente viu nos ensina a ficar longe das drogas e da violência”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana