29 de março de 2024 08:48

Tecnologia

Pacientes e acompanhantes são surpreendidos com obras de arte nos corredores do HGP

Publicado em

Pacientes e acompanhantes são surpreendidos com obras de arte nos corredores do HGP

 

 

Com objetivo de promover espaços físicos acolhedores, que propiciem mudanças na vivência do cotidiano hospitalar, está sendo desenvolvido nas dependências do Hospital Geral de Palmas (HGP) o projeto de ambiência, por meio de desenhos de obras de arte. A ação vem chamando a atenção dos acompanhantes, visitantes, pacientes e servidores que passam pela recepção da internação. A intenção do projeto é levar a arte nos principais locais da unidade como recepções, corredores, sala de acolhimento e outros.

A obra é realizada pela artista plástica, Ana Stella Sabillon. “Eu sempre observei que a arte era fechada para um público restrito das galerias. Eu comecei a pintar em espaços públicos, para que as pessoas pudessem evidenciar a sua presença. Espero que elas ao entrarem aqui no hospital, saiam do seu estado de espírito e mudem para um novo. Já tive diversas experiências em outro espaços, aqui  no HGP acredito que a arte  terá mais impacto. Gosto de envolver a participação das pessoas”, explicou.

De acordo com o psicólogo de setor de Humanização do HGP, Arthur Dunck Oliveira, o projeto de ambiência segue a Política Nacional de Humanização. “O intuito é fazer com que o ambiente hospitalar possibilite o ócio reflexivo e a fruição estética, sendo mais acolhedor e humanizado!”, declarou.

O paciente Antônio Carlos passou pelo local e achou interessante, “gostei muito, é uma distração para quem passa por aqui”. Quem também aprovou foi à servidora do HGP, Maria Salete Rodrigues. “A arte passa mais tranquilidade e serenidade. Eu achei muito bom, tanto para o paciente, acompanhante e para nós servidores”, disse animada. Já a servidora Vera Divina ficou encantada, “achei maravilhosa, dá uma sensação de paz”, contou.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana