26 de abril de 2024 03:55

Tocantins

Uma mulher assume, pela primeira vez na história do Tocantins, o comando do Corpo de Bombeiros no Estado

Publicado em

Uma mulher assume, pela primeira vez na história do Tocantins, o comando do Corpo de Bombeiros no Estado

Uma mulher assume, pela primeira vez na história do Tocantins, o comando do Corpo de Bombeiros no estado. Militar há 15 anos, a tenente coronel Andreya de Fátima Bueno, de 38 anos, conta que antes de chegar à função foi aprovada em um concurso para oficiais que ofereceu uma única vaga destinada para mulher. “Sentimento de muito orgulho e de desafio. Mas se tem uma coisa que mulher gosta é de desafio”, comemorou.

Mesmo sabendo que as mulheres são minorias, Andreya acredita na importância da representatividade feminina e quer encorajar outras colegas de trabalho. “Como são destinadas 10% das vagas, nós somos em número menor, a gente fica com a sensação de que não consegue chegar em algumas funções. Então eu chegando, isso abre portas para que as outras mulheres entendam que se eu posso, elas também podem”, disse.

Leia Também:   Tocantins tem a maior renda domiciliar per capita das regiões Norte e Nordeste, aponta IBGE

A mulher, que trabalhava em um setor administrativo, vai passar a comandar tropas em ocorrências. A cerimônia de posse é nesta sexta-feira (6), em Palmas. Ela conta que esse não será o único desafio.

“Se a outro momento eu estive à frente de uma guarnição na rua, agora eu estou um pouco mais guardada no administrativo, mas cuidando não só da viatura, dos equipamentos, mas também da tropa propriamente dita. Preocupada com escalas e treinamentos para bem servir a comunidade”, explicou a militar.

Andreya trabalhou por seis meses como diretora de ensino e pesquisa no 1º Batalhão na capital. “A escola é um ambiente que todo mundo já passou por ele, mas sentar aqui planejar a situação muda um pouquinho. Dá para sentir bem a responsabilidade porque o futuro da corporação sai daqui. Fica uma vontade de continuar, mas fica uma expectativa muito grande em assumir o comando do 1º batalhão dos bombeiros que é responsável por todo o estado do Tocantins”.

A mulher sonhadora começou na profissão como soldado e já passou também por outros estados. “No Goiás entrei como soldado, que é a nossa primeira graduação. Os três anos que passei por Santa Catarina no curso de formação de oficiais e a minha carreira toda, em todos os postos que eu passei aqui no Tocantins”, disse.

O tenente coronel Erisvaldo Alves, que ocupava o posto, foi da mesma turma dela e vai deixar a função. “Passar para quem a gente sabe que tem condição de prosseguir e melhorar é melhor ainda”, comemorou.

A nova comandante divide a felicidade com o noivo. Ele mora no Rio de Janeiro e também é bombeiro. “Uma mulher, uma guerreira está assumindo o comando de um batalhão. Um fato histórico tanto para a corporação quanto para o estado. Estou morrendo de saudades”, disse o companheiro orgulhoso.

Leia Também:   Pastor Claudemir Lopes é homenageado na Assembleia Legislativa do Tocantins em comemoração ao 'Dia Estadual do Evangélico'

A bombeiro é exemplo e inspiração para colegas de trabalho. “É um grande passo com relação à representatividade da mulher. É uma grande inspiração para nós”, disse uma militar. “Ela é uma mulher muito competente e eu sei que ela vai desenrolar muito bem essa missão e vai nos representar muito bem”, falou outra bombeiro.

Com informações: G1 Tocantins

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana