29 de março de 2024 08:06

Geral

Agência de Metrologia faz operação para conferir certificação de produtos natalinos

Publicado em

Agência de Metrologia faz operação para conferir certificação de produtos natalinos

Natal é tempo de presentear a quem se gosta e de embelezar a casa com uma decoração especial para a data. E, para que o momento seja apenas de boas recordações festivas, o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza a Operação Papai Noel, que é destinada à verificação de produtos na área da Qualidade, no que se refere à certificação.

A ação acontece de 9 a 13 de dezembro e faz parte das Operações Especiais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e está sendo realizada na cidade de Porto Nacional.

Leia Também:   Morre João Vicenti, membro da banda 'Nenhum de Nós', aos 58 anos em Porto Alegre

Para tanto, os técnicos da Agência de Metrologia estão visitando cerca de dez estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas. Brinquedos, bicicletas de uso infantil, luminárias natalinas do tipo mangueira e do tipo pisca-pisca serão vistoriados para verificar a presença do Selo de Conformidade do Inmetro e se atendem às normativas da legislação.

Para o presidente da AEM, Rérison Castro, a operação especial visa em especial a segurança do consumidor. “O selo de certificação de conformidade é fundamental para detectar se os produtos estão regulares ou se apresentam algum risco de segurança à sociedade. É a garantia que houve avaliação e testes e que o produto está em condições seguras para ser comercializado, não expondo o usuário em riscos desnecessários”, informa o presidente.

Leia Também:   Morre João Vicenti, membro da banda 'Nenhum de Nós', aos 58 anos em Porto Alegre

Qualidade e Segurança para o Consumidor

A Metrologia Estadual tem a sua atuação de caráter preventivo, visa eliminar possíveis irregularidades e a concorrência desleal.

Ao adquirir um produto, seja um brinquedo ou artigo para criança, o consumidor deve estar atento ao Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Ele é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação. Isso significa menor probabilidade de acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança das crianças.

Além de contar com a certificação, é importante que o consumidor procure pontos de venda legalmente estabelecidos e exija a nota fiscal, pois caso haja alguma desconformidade é através da nota que é possível o rastreamento dos dados do fabricante e do produto. É, também, fundamental que os pais ou responsáveis procurem por presentes, em especial, brinquedos, que estejam adequados à idade da criança. Para isso, deve-se observar a faixa etária.

Leia Também:   Morre João Vicenti, membro da banda 'Nenhum de Nós', aos 58 anos em Porto Alegre

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana