25 de abril de 2024 06:32

Cidades

Aeroporto de Araguaína inicia certificação para receber vôos regulares

Publicado em

Aeroporto de Araguaína inicia certificação para receber vôos regulares

O Aeroporto de Araguaína recebeu, nos dias 10 a 12, a visita de quatro especialistas de Segurança Operacional da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), que iniciaram as primeiras inspeções no aeroporto para o processo de Certificação Operacional de Aeroportos.

A certificação faz parte de uma exigência da agência nacional para que o aeródromo possa ter novos voos regulares, além dos já existentes no Município. O Aeroporto Municipal de Araguaína também recebeu recentemente da ANAC a doação de uma Estação Meteorológica de Superfície (EMS). O equipamento já está instalado no aeroporto e aguarda a homologação da aeronáutica, prevista para o ano que vem.

A estação meteorológica para auxiliar os pilotos a planejarem o pouso será o primeiro item de modernização do Aeroporto Municipal de Araguaína. 

Leia Também:   32ª Corrida de Rua do Trabalhador de Araguaína acontecerá no dia 28 e tem recorde de inscritos

Pontos de vistoria

Estão sendo avaliados pela equipe técnica os Manuais de Segurança, assim como os procedimentos elencados no Manual de Operações e as condições de infraestrutura do aeroporto. Estão sendo inspecionados a cerca patrimonial, pista de pouso e decolagem, área patrimonial e pátio.

“Essa inspeção e consequentemente a certificação atesta ainda mais a nossa capacidade de atendimento seguro e a possibilidade de expansão dos nossos serviços. Estamos felizes com a visita dos técnicos e aguardamos agora o resultado da visita”, disse a Diretora de Planejamento e Qualidade da Esaero, Liz Martins.

Ainda de acordo com a diretora, o laudo com resultado da vistoria deve ser emitido em aproximadamente 15 dias.

Leia Também:   Oportunidade única: Feirão vai negociar dívidas de consumidores em 11 cidades do Tocantins; saiba detalhes

Estação meteorológica

As estações meteorológicas coletam dados representativos das condições meteorológicas no aeroporto e sua vizinhança, dentro de um raio de 16 quilômetros. São equipadas com sensores automáticos e fornecem informações essenciais para o pouso e a decolagem das aeronaves.

As informações mostram a direção e velocidade do vento, visibilidade, fenômenos de tempo como chuva e nevoeiro, quantidade e altura da base das nuvens, temperaturas do ar e do ponto de orvalho e pressão atmosférica para a aviação.

“A estação é uma conquista expressiva para o aeroporto de Araguaína e teve o empenho do prefeito Ronaldo Dimas, que conseguiu junto à ANAC e Infraero a doação desse aparelho. Assim que estiver operando, abriremos as portas para a chegada de voos com aeronaves maiores”, destacou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas.

Leia Também:   Luzimangues lança grupo de corrida para adultos; veja como participar

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana