27 de abril de 2024 00:21

Cidades

Liminar impede que moradores de Bandeirantes do Tocantins tenham seu fornecimento de água cortado

Publicado em

Liminar impede que moradores de Bandeirantes do Tocantins tenham seu fornecimento de água cortado

Uma decisão liminar da Justiça impede que a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) interrompa o fornecimento de água dos moradores de Bandeirantes do Tocantins. Consumidores afirmam que não estão recebendo as faturas da conta. E por não pagarem o serviço, estavam sendo ameaçados de corte no serviço.

A decisão obtida pelo Ministério Público nesta quarta-feira (11), estipula ainda prazo de quatro horas para que o serviço seja restabelecido aos consumidores que tiveram o fornecimento cortado. Caso a medida seja descumprida, a ATS será multada no valor de R$ 1 mil por unidade consumidora afetada. A ATS decidiu recorrer.

Segundo o MP, moradores estavam acumulando débitos por não conseguirem acesso às faturas. A concessionária teria passado a enviar a cada residência faturas divididas em até quatro blocos de uma só vez. Os consumidores em seguida eram notificados sobre o acúmulo de débitos e o corte no fornecimento.

Leia Também:   Descalço e sem camisa, menino de 8 anos é resgatado pela PRF na BR-153, em Araguaína

Em uma reunião na Câmara Municipal de Bandeirantes do Tocantins, moradores do centro, do Povoado Brasiliense e da Vila José Marcelino Marques foram ouvidos. Os relatos apontam que diversos moradores estavam sendo afetados com a situação por terem renda mensal inferior a um salário mínimo.A promotoria de Justiça avaliou que a Agência Tocantinense de Saneamento ignorou a vulnerabilidade social dos consumidores, os coagindo a pagar as contas sob ameaça. Disse ainda, que o contrato do serviço de água possui função social e em situação de conflito, os interesses sociais devem prevalecer.

A Agência Tocantinense de Saneamento informou que problemas contratuais levaram à paralisação temporária dos processos de leitura e faturamento dos débitos, entre julho de 2018 a março de 2019. A concessionária disse que o envio das faturas foi retomado em maio.Além disso, informou que foi cobrado o valor da taxa mínima de cada categoria de consumo. E que os consumidores podem realizar negociação de dívidas com a possibilidade de parcelamento em até 24x até o dia 31 de dezembro, sem incidência de juros ou multas.

A ATS afirmou que irá recorrer da decisão judicial, por se tratar de faturas vencidas a partir de maio de 2019, quando foi retomado o serviço comercial. E que a população foi avisada em audiência pública e outros meios de comunicação sobre a situação.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana