foto: reprodução

Frequentadores diferentes foram vistos no Lago de Palmas neste domingo (12/07), um grupo de botos foram flagrados nas águas próximo a ponte que liga Palmas à Luzimangues. A empreendedora Thais Nascimento, gravou o vídeo durante um passeio a tarde na Praia da Graciosa. De acordo com a jovem haviam cerca de 10 botos nadando ao redor de onde estavam.

De acordo com o biólogo Oscar Barroso Vitorino Junior do Naturatins, a redução das atividades no Lago pode ter levado os botos a passearem pela região. Os botos não gostam de lugares movimentados pois além da visão eles também se guiam através de um sistema de ecolocação semelhante aos sonares dos navios e submarinos.

Segunda a bióloga Benaya Leles a espécie, que aparece no vídeo é a Inia araguaiaensis, a única que ocorre na bacia Araguaia Tocantins. Ela é diferente da espécie encontrada na região Amazônica, chamada Inia geoffrensis. A espécie pode ser encontrada mais facilmente no interior do estado, nas regiões de Miranorte, Peixe, Paranã, Barra do Ouro e Palmeirante.

Mas atenção ao ver esses animais por aí, mesmo o boto não sendo um animal agressivo, não é recomendado fazer uma aproximação. “A aproximação pode gerar o afastamento do animal. Ele pode estar pescando, tentando acasalar, e dependendo do movimento a pessoa que está filmando pode afugentar o boto e isso pode causar a migração dos animais da região”, explicou Benaya Leles.

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui