26 de abril de 2024 09:50

Cotidiano em destaque

BRK Ambiental suspende emissão das tarifas de água após polêmica por taxa de esgoto

Publicado em

BRK Ambiental suspende emissão das tarifas de água após polêmica por taxa de esgoto

A BRK Ambiental suspendeu a emissão das tarifas mensais de água em Palmas. Em um aviso que está sendo entregue aos clientes, concessionária afirma que o município promoveu um desconto que descumpre a tarifa única cobrada em todo o estado e por isso iria avaliar os impactos nos serviços.

A notícia pegou muita gente de surpresa. O motorista Murilo Pereira Silva, por exemplo, pagou a última conta no começo de fevereiro. O próximo boleto ainda não chegou e ele está apreensivo.

“Geralmente chegava do dia 15 ao dia 20 e até agora não chegou, não só a minha como dos outros vizinhos que moram no residencial. Pode ser que a conta vá vir mais alta porque a gente está consumindo a água, está usando, tá sendo medido. Então, se está suspenso [a emissão] mesmo assim a conta vai chegar e vai vir um absurdo”, disse.

Leia Também:   Podcast 'Papo com o Bp. Danilo Silva' estreia nesta sexta-feira (26) com a participação dos pastores Wanio e Sarita

A polêmica envolvendo a concessionária de água de Palmas começou após os vereadores de Palmas aprovarem uma lei reduzindo a tarifa de esgoto. A norma começou a valer em janeiro deste ano e a BRK Ambiental decidiu suspender a cobrança do serviço de esgotamento sanitário.

A empresa entrou com um mandado de segurança pedindo a suspensão da lei, mas o pedido foi extinto pela Justiça. Outra ação pedindo que a norma seja considerada inconstitucional está sendo analisada pelo judiciário, mas ainda não há uma decisão sobre o assunto.

Segundo o advogado Jefferson Gonçalves, representante da OAB, enquanto não houver uma nova decisão judicial o consumidor continua resguardado pela lei municipal que reduz a taxa de esgoto. “A concessionária não está acima da lei. A lei deve ser cumprida enquanto estiver em vigor”.

Leia Também:   Festa da Fé: Festejo do Santuário de Fátima chega a sua 30° edição, em Palmas

A BRK inclusive foi notificada pelo Procon para que cumpra a redução na tarifa do esgoto. Caso o direito do consumidor não seja respeitado, deve buscar os órgãos de proteção.

A EMPRESA

A BRK Ambiental informou, em nota, que a leitura do consumo de água está sendo realizada normalmente e será concedido um novo prazo de vencimento quando as faturas forem distribuídas aos clientes.

“Diante da lei que reduziu pela metade e unilateralmente a tarifa de esgoto em Palmas, a BRK Ambiental suspendeu temporariamente a cobrança pelos serviços de esgoto em Palmas, até que seja possível avaliar os impactos deste ato na continuidade da prestação dos serviços e investimentos a serem realizados pela empresa no Estado. A empresa esclarece ainda que todas as decisões adotadas prezam pelo menor impacto aos clientes”, afirmou a empresa.

Apesar disso, não disse quando as faturas serão entregues.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana