A edição do Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19) desta sexta-feira, 20, apontou 45 casos investigados, 15 descartados e um confirmado. O documento é publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19).

Mudanças no atendimento da rede de Saúde

A Secretaria Municipal De Saúde (Semus) decidiu alterar o sistema de funcionamento da Rede de Municipal de Saúde a partir de segunda-feira, 23. A mudança abrange os atendimentos nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e atendimentos especializados. Os serviços odontológicos já haviam sido modificados desde o dia 17, terça-feira.

A alteração no fluxo dos atendimentos ocorrerá em consequência do agravamento do cenário de pandemia provocado pelo coronavírus (Covid-19), levando em consideração também a declaração de emergência em saúde feita pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e pela Prefeitura de Palmas.

Para o secretário da Semus, Daniel Borini, a medida é importante porque priorizara os atendimentos relacionados aos casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus e evita a eventual propagação do vírus no ambiente das unidades de saúde. “A palavra de ordem é não aglomerar, por isso, essa medida é fundamental na prevenção da Covid-19”, ressaltou ele.

CSCs

As 11 unidades que fazem parte do programa ‘Saúde na Hora’ vão funcionar até as 21 horas. Nos outros 23 CSCs o horário de atendimento será ampliado até as 19 horas. Os profissionais de saúde (médico/enfermeiro/técnico em enfermagem) atuarão de forma ininterrupta, das 7 às 19 horas.

Alguns Centros de Saúde vão estender os atendimentos para os finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas.

UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento atenderão somente os pacientes classificados como vermelho, laranja, amarelo e verde (que se enquadrem como urgência e emergência). Já os pacientes que necessitem de procedimentos eletivos (não urgentes) deverão procurar o CSC mais próximo da residência e aos finais semana para àqueles CSCs que estiverem em funcionamento. Os pacientes que não se enquadrem nos critérios de emergência serão reencaminhados para os CSCs.

As UPAs só realizarão as coletas para exames em pacientes suspeitos de infecção pelo coronavírus (Covid-19) classificados como graves (tosse, febre alta acima de 38.5º, vômito, desidratação e falta de ar). Esses sintomas devem estar associados ao histórico de viagem internacionais e/ou viagem para locais de transmissão comunitária de Covid-19.

Serviços Especializados (ambulatoriais)

A oferta de atendimentos especializados será reduzida pela metade nesta atual fase de pandemia, sendo agendados somente os pacientes que apresentam risco, caso não sejam acompanhados.

As escalas de atendimento serão feitas de 30 em 30 minutos com a finalidade de reduzir o fluxo de pacientes nos serviços no mesmo horário, agilizando assim os procedimentos e evitando aglomerações.

Serão suspensas temporariamente as consultas e procedimentos de pediatria, geriatria, cirurgia geral, proctologia, acupuntura, otorrinolaringologia, audiometria, pequenas cirurgias, vasectomia e outras. Caso o usuário deseje confirmar a suspensão de outros procedimentos basta entrar em contato com o setor de Regulação da Semus, pelos telefones 3218-5400 / 5592 / 5102.

Serviços Odontológicos

Os atendimentos de odontologia eletivos (agendados) também serão suspensos em todas as unidades do município e serão realizados somente nos casos de urgência e emergência. A suspensão leva em conta a proteção do profissional e da população devido ao grau de exposição. A mudança vale para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são feitos os atendimentos especializados na rede de Saúde de Palmas.

Disque Coronavírus Palmas

A Semus  implantou na quinta-feira,19, o serviço de atendimento telefônico ‘Disque Coronavírus Palmas’, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população sobre a pandemia mundial. Os números disponíveis para receber as ligações são (63) 3218-5643 e 3218-5458.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui