19 de março de 2024 02:48

Palmas

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue: Hemocentro de Palmas homenageia seus doadores

Publicado em

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue: Hemocentro de Palmas homenageia seus doadores

Na manhã desta quarta-feira (25), o Hemocentro Coordenador de Palmas convidou três doadores assíduos para participar de um lanche especial em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado anualmente no dia 25 de novembro. O objetivo do encontro é de homenagear e reconhecer o trabalho importante feito pelos doadores.

Para a gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão Ávila Pessoa, a data é uma oportunidade para valorizar os doadores “esse dia para gente é bastante importante, pois os doadores são nossa jóia rara, nosso tesouro, através deles que a gente consegue abastecer os estoques dos hospitais públicos e privados de todo Estado, por causa deles a gente consegue atender todas as demandas”.

Leia Também:   Mais de 30 mil imóveis são isentos do IPTU em Palmas; confira lista

Segundo Eveline, foi necessário fazer uma programação singela, com menos participantes como forma de prevenção à Covid-19. “Este ano convidamos apenas três doadores para representar os demais, mas foi programação feita com muito carinho”, disse a gerente que ainda contou: “nós estamos seguindo todos os protocolos para evitar contaminação pela Covid-19, a equipe está treinada, há o distanciamento social, uso de máscara, entre outras medidas”.

O empresário, José das Crianças Lopes da Costa, é doador há nove anos, e conta “faço as quatro doações por ano, estava fazendo as contas, e dá no total umas 36, sempre doando no hemocentro coordenador”. O doador esclarece que a primeira doação foi feita após o convite de uma colega de trabalho “ela me chamou para vir aqui, eu nem sabia meu tipo sanguíneo, aí a servidora do hemocentro me disse que meu tipo sanguíneo é O+ fenotipado, um tipo de sangue bem raro. Então, depois desse dia eu peguei prazer, gosto de vir aqui doar, ajudar as pessoas. Isso é importante, e eu incentivo familiares, amigos e colegas para doar”.

Leia Também:   Bebê em crise asmática é socorrido pela PM em ponte que liga Palmas a Luzimangues durante congestionamento

O doador explica que já se sente em casa quando vai à unidade “eu nunca fui tão bem tratado, como sou aqui, eu me sinto em casa, o pessoal dá um atendimento muito bom. Às vezes quando eu não posso vir, eles vão me buscar. E quando fui convidado para participar dessa homenagem, fiquei muito feliz em poder representar os outros doadores”, afirma.

 

Mais ações

O núcleo de Hemoterapia de Gurupi, também realizou uma programação especial para os doadores, à unidade promoveu um lanche especial e o “Drive Thru” Solidário, onde foram entregues kits para os doadores.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana