23 de abril de 2024 22:02

Palmas

Em Palmas, comerciantes da Feira do Bosque retomam vendas após seis meses parados por causa da pandemia

Publicado em

Em Palmas, comerciantes da Feira do Bosque retomam vendas após seis meses parados por causa da pandemia

Após quase seis meses de suspensão devido à pandemia, comerciantes da tradicional Feira do Bosque retomaram suas atividades neste domingo, 13. Em novo endereço, agora na Feira da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, os feirantes poderão comercializar seus produtos todos os domingos das 16 às 22h, seguindo as normas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

E, mesmo sendo o primeiro dia de retomada, os feirantes já demonstram boa expectativa. “Antes fazíamos R$ 18 mil/mês com vendas na Feira do Bosque”, lembra a comerciante de bolos e salgados, Mirian Moreira Silvestre, que há mais de 20 anos trabalha na feira. “Na pandemia, tentamos inovar colocando nossos produtos em aplicativo, mas não é a mesma coisa. Com a liberação das vendas durante a semana na 304 Sul e agora com a Feira do Bosque, vamos conseguir retomar aos poucos nossas vendas. Na Praça do Bosque [local onde era realizada a feira], temos mais vendas, mas para esse retorno, vemos essa abertura na 304 Sul, como uma oportunidade”, complementou.

Leia Também:   Dia Mundial da Criatividade traz mais de 50 atividades gratuitas e palestra com Carlinhos Brown em Palmas; saiba detalhes

Mesmo não tendo um movimento anterior ao período de pandemia, o artesão Ivanildo Bernardes da Silva, com 18 anos de Feira do Bosque, não via a hora de retomar as atividades. “Mesmo em dias que não temos boas vendas, mas aqui é o nosso cartão postal, o cliente nos procura depois para fazer encomendas. E a Praça do Bosque já está na cabeça do turista e do palmense mas, enquanto não voltamos em definitivo, aqui é sem dúvida uma oportunidade de negócio”, ressalta o artesão.

Os visitantes também foram no primeiro dia, alguns só passaram, compraram seus produtos e saíam, outros passearam pelas bancas, sentaram e comeram com tranquilidade. O servidor público, Daniel Barbal, um frequentador assíduo da Feira do Bosque, ficou sabendo do retorno da feira pela internet e sentiu mais seguro em ir na 304 Sul, por conhecer a estrutura de segurança disponibilizada lá. “Já conhecemos a estrutura da feira da 304 Sul e não tivemos receio. Hoje vim comprar um pijama para minha filha”, disse.

Leia Também:   Dupla suspeita de furtar escola na região Norte de Palmas é presa pela PM

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Raimundo Nonato Júnior, explica que, assim como acontecia na Praça do Bosque, os espaços foram divididos em gastronomia, artesanato e confecção. “O funcionamento da Feira do Bosque segue os mesmos protocolos de segurança já seguidos de terça a sábado na feira da 304 Sul, com a presença de fiscais e equipe da Vigilância Sanitária. Esse recomeço vemos como positivo. Mesmo sendo o primeiro dia, estamos vendo um bom movimento. E, enquanto não retomamos em definitivo para a Praça do Bosque, uma vez que a utilização dos espaços públicos está restrita devido ao decreto, aqui os comerciantes do bosque poderão fazer suas vendas todos os domingos”, explicou Raimundo tratando do Decreto Nº 1.896/2020 que restringe o acesso a equipamentos públicos, dentre outros.

Entenda

Desde o início da pandemia quando o Município de Palmas publicou o Decreto Nº 1.856/2020, as atividades da Feira do Bosque foram suspensas. Após tratativas com feirantes e artesãos que atuam nesse espaço, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) decidiu pela retomada desta histórica feira da nossa Capital neste domingo, 13, das 16 às 22h, porém na Feira da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, haja vista que o local já dispõe de adequações necessárias ao enfrentamento da Covid-19, como pias com dispensers de álcool e sabão, totens e demarcações de afastamento.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana