O Boletim Epidemiológico, na edição desta sexta-feira, 26, do confirma a 17ª morte em decorrência de complicações por Covid-19. A vítima é um homem de 73 anos de idade, morador da região Norte da Capital. O idoso era diabético e sofria com problemas renais crônicos, estava internado na UTI de um hospital particular de Palmas e foi a óbito na madrugada desta sexta.

A mais recente rotina de exames nos laboratórios públicos e particulares da Capital processou 518 testes e revelou 60 novos casos positivos de Covid-19, acumulando agora 1.561 casos confirmados, dos quais 947 pessoas estão recuperadas da infecção, 52 delas no último dia.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) contabilizou até o momento 11.313 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos do novo coronavírus. Desse total, 4.831 casos foram descartados. Os dados foram atualizadas às 12 horas desta sexta-feira.

Dos 60 novos casos confirmados, 25 contraíram o vírus por transmissão comunitária, 20 estão em investigação epidemiológica, 13 tiveram contato com casos confirmados de Palmas, uma pessoa se contaminou após viagem para outro estado brasileiro e uma depois de viajar para o interior do Estado.

Testes

Na última rodada de exames da Capital foram realizados 518 testes para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus. É importante enfatizar que a testagem de rastreio está sendo realizada em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional e tem como objetivo revelar um panorama preciso sobre situação epidemiológica na Capital. Foram feitos 257 exames de rastreio no Laboratório Municipal, desses, um caso testou positivo para Covid-19.

Já em relação aos exames de diagnósticos, foram testadas 261 pessoas nos laboratórios públicos e privados. O Laboratório Municipal fez 90 testes, obtendo 38 resultados positivos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 131 casos, com 15 confirmações. Já os laboratórios privados e farmácias examinaram 40 pacientes e constaram sete novos infectados pelo coronavírus.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas está em 50% nesta sexta-feira. Os leitos clínicos públicos e privados possuem 43,84% de suas instalações ocupadas. Já nos leitos de UTI, estão sendo utilizadas 58,49% da sua capacidade.

Estado de saúde

Encontram-se hospitalizados 20 moradores de Palmas, nas redes pública e privada, em consequência de infecção por Covid-19, dos quais sete são considerados graves e 13 estão com quadros estáveis. Mais 14 pacientes de Palmas estão internados na Capital com suspeita da doença e aguardam o resultado dos testes.

Além disso, há 21 pacientes de outras localidades internados na Capital, dos quais 14 em estado grave e sete estáveis, além de quatro pessoas com suspeitas de estarem com a doença.

Contágio

Sobre as possíveis fontes de contágio do aculumado de 1.561 casos confirmados, 823 (52,7%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 518 (33,2%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 88 (5,6%) foram infectados após viagem para outros estados, 65 (4,2%) estão em investigação epidemiológica, 60 (3,8%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins e sete pessoas (0,5%) estiveram em viagem no exterior.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui