Palmas confirmou mais dois novos óbitos por Covid-19 no Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 30, e agora soma 19 mortes pela doença. A taxa de letalidade até o momento é de 1,1%. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o 18º óbito trata-se de uma idosa, de 88 anos, que estava de observação em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital. A paciente tinha hipertensão e diabetes. Já a 19ª morte foi de um idoso de 84 anos que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Palmas. Ele tinha diabetes. Ambas mortes ocorreram na segunda-feira, 29.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) também traz a confirmação de 68 novos diagnósticos positivos para o novo coronavírus após a última rotina de exames desta segunda-feira, 29, sendo que 500 pessoas foram testadas.

Palmas totaliza 1.782 casos de Covid-19, dos quais 1.094 (61,4%) estão recuperados, 63 somente no dia anterior. No município há 16 pacientes internados com a doença. Segundo o Boletim Epidemiológico, a Capital conta 12.476 notificações para síndrome gripal (SG), sendo 5.113 diagnósticos descartados para o novo coronavírus.

Dos 68 novos casos, uma pessoa morreu e 67 cumprem isolamento domiciliar. Do mesmo número, 12 possuem comorbidades e cinco possuem fatores de risco para agravamento da doença que podem estar associados ou não. Sobre o contágio, o Boletim informa que 32 casos estão em investigação, 19 se contaminaram por transmissão comunitária e 17 tiveram contato com caso confirmado em Palmas.

Testes

Na última rodada de exames da Capital foram realizados 500 testes para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus. A testagem de rastreio está sendo realizada em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional, e busca revelar um panorama preciso sobre a situação epidemiológica na Capital. Foram feitos 306 exames de rastreio no Laboratório Municipal, desses, 15 testaram positivo para Covid-19.

Já em relação aos exames de diagnósticos, foram testadas 194 pessoas nos laboratórios públicos e privados. O Laboratório Municipal fez 93 testes, obtendo 48 resultados positivos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 32 casos, com 13 diagnósticos positivos. O Hospital Geral de Palmas (HGP) testou uma pessoa que teve diagnóstico positivo. Já os laboratórios privados examinaram 68 pacientes e constaram seis diagnósticos positivos.

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas chegou a 52%. Segundo o Boletim, a taxa de ocupação de leitos clínicos públicos e privados é de 54,79%, já a de leitos de UTI públicos e privados é de 48,08%.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui