Palmas agora contabiliza 16 mortes causadas pelo novo Coronavírus. É o que confirma o Boletim Epidemiológico desta terça-feira (23). A vítima é uma mulher de 40 anos, moradora de da Capital, que estava em tratamento contra um câncer na UTI de um hospital em Goiânia-GO. O Boletim também registrou 77 novos diagnósticos positivos obtidos na última rotina de exames realizada em Palmas, totalizando agora 1.391 casos confirmados do novo coronavírus, desse total 838 pessoas estão recuperadas.

Dos 77 novos casos confirmados, 76 pessoas estão em isolamento domiciliar e uma está hospitalizada. Ainda em relação ao total, 37 casos estão em investigação epidemiológica, 27 contraíram o vírus por transmissão comunitária, 12 tiveram contato com casos confirmados de Palmas e uma pessoa se contaminou após viagem para outro estado brasileiro.

Foram excluídos cinco pacientes do banco de dados de Palmas, pois constatou-se que quatro residem em outros estados brasileiros e um no município de Lagoa da Confusão, no interior do Estado. Casos assim deixam de fazer parte da contagem da Capital e são incluídos nos casos das cidades de origem.

Os dados do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) revelam também que o Município contabiliza agora 10.229 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos de Covid-19. Desse total, 4.364 casos foram descartados, sendo 66 no último dia. As informações foram atualizadas pelo COE às 12 horas desta terça-feira.

Testes

Em Palmas foram realizados 339 exames para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus. É importante destacar que a testagem de rastreio é realizada em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional e tem como objetivo mapear de forma mais precisa a situação epidemiológica na Capital.

Foram feitos 143 exames para diagnósticos nos laboratórios públicos e privados de Palmas, dos quais o Laboratório Municipal testou 63 pessoas, obtendo 33 resultados positivos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 47 casos, com 19 confirmações. Já os laboratórios privados examinaram 33 pacientes, revelando 25 casos de Covid-19.

Quanto aos testes de rastreio, foram realizados 196 exames no Laboratório Municipal, desses, nove casos foram confirmados para a infecção do novo coronavírus.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas está em 34,13% nesta terça-feira. Os leitos clínicos públicos e privados possuem 24,66% de suas instalações ocupadas. Já nos leitos de UTI, estão sendo utilizadas 47,17% da sua capacidade.

Estado de saúde

Estão internados 12 moradores de Palmas nas redes pública e privada em consequência de infecção por Covid-19, dos quais  seis são considerados graves e seis estão com quadros estáveis. Mais sete pacientes de Palmas estão hospitalizados na Capital com suspeita da doença e aguardam o resultado dos testes.

Há também 17 pacientes de outras localidades internados no Município, dos quais 15 em estado grave e dois estáveis, além de seis pessoas com suspeitas de estarem com a doença.

Contágio

Em relação às possíveis fontes de contágio do total de 1.391 casos confirmados, 699 (50,3%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 485 (34,9%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 85 (6,1%) foram infectados após viagem para outros estados, 58 (4,2%) estão em investigação epidemiológica, 57 (4,1%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins e sete pessoas (0,5%) estiveram em viagem no exterior.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui