24 de abril de 2024 20:54

Palmas

Prefeitura de Palmas retoma unidade habitacional e repassa para uma nova família; entenda

Publicado em

Prefeitura de Palmas retoma unidade habitacional e repassa para uma nova família; entenda

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Habitação (Sehab), realizou na tarde desta terça-feira, 26, a retomada de uma unidade habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, do empreendimento Recanto das Araras I, localizado na região Sul da Capital. A ação foi realizada devido à confirmação de desvio da finalidade de moradia.

A equipe de técnicos sociais da Sehab iniciou no mês de fevereiro a ação de pós-ocupação, com visitas in loco nas 500 casas do programa habitacional, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida dos moradores, bem como verificar as demandas e a implementação de políticas públicas na localidade, além de acompanhar e fiscalizar se os beneficiários estão de fato fazendo uso do bem social ou se existe algum desvio de finalidade por parte dos contemplados.

Leia Também:   Provas do Concurso da Saúde acontecem neste fim de semana em Palmas

Neste primeiro caso, que resultou na retomada da unidade residencial, mesmo com o prazo de 60 dias para a realização da mudança, que compreende umas das etapas do processo de ocupação, amplamente divulgado e de conhecimento dos beneficiários, ao firmar e assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal, a família específica demonstrou total desinteresse de realizar a mudança, mesmo sendo previamente notificada também pelo Diário Oficial do Município (DOM).

Tentativa de ocupação irregular

Devido à família titular inicial não ocupar a unidade habitacional, o imóvel sofreu uma tentativa de ocupação irregular por pessoas que não se encontravam na lista dos pré-selecionados, suplentes e/ou cadastro reserva, sendo impedida pela equipe da Sehab, o que garantiu o direito à família que estava na Lista de Suplente/Reserva de receber o benefício da moradia.

Aproximadamente 40 casas estão sendo monitoradas pela equipe da Sehab por possível desvio de finalidade. A secretária executiva da pasta, Sabrina Machado, lembrou que se comprovadas irregularidades nos processos de ocupação das unidades, outras famílias que aguardam nessa lista serão beneficiadas. “Com a retomada dessas unidades pelo não cumprimento de sua finalidade social, famílias suplentes ou reservas que aguardam, podem a qualquer momento ser chamadas, respeitando a ordem de classificação por grupo de enquadramento”, pontuou.

Nova contemplada

Ainda no final da tarde desta terça-feira, 26, o titular da pasta Fabio Frantz realizou a entrega da unidade habitacional para a nova moradora, a senhora Rafaela Dias Campos Dal’Mas, que tem uma filha com necessidades especiais. Frantz reforçou que é vedado vender, alugar, ceder para terceiros ou desviar a finalidade da moradia.

Leia Também:   Médico de Palmas enfrenta nova condenação por abusos sexuais

“O acesso ao programa de moradia popular deve ser assegurado a quem realmente cumpre os requisitos definidos em lei. Fico muito feliz em ver a alegria da família da dona Rafaela, que terá um lugar digno para morar, graças ao trabalho dos servidores da Secretaria Municipal da Habitação, que trabalham seriamente para garantir o direito a quem realmente necessita”, ressaltou a prefeita Cinthia Ribeiro.

Primeira etapa Recanto das Araras I

Em meados do mês de dezembro de 2019, a Prefeitura de Palmas, em parceria com o Governo Federal, entregou a primeira etapa do projeto habitacional, 500 casas no Recanto das Araras l, na região Sul da Capital. A ação beneficiou famílias cadastradas programa Federal Minha Casa Minha Vida.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana