Divulgação

Esta edição do Boletim Epidemiológico de Palmas destaca o décimo segundo óbito por Covid-19 da Capital, cuja vítima é um homem de 63 anos de idade, que encontrava-se em tratamento para insuficiência renal e estava hospitalizado em uma unidade da rede particular do município. Ele era médico na rede estadual de saúde há cerca de 20 anos e atualmente trabalhava no Hospital Regional de Porto Nacional.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) registra ainda, que Palmas contabiliza 16 testes positivos, acumulando agora 991 casos confirmados de Covid-19, dos quais 592 pessoas estão recuperadas. O COE totaliza também 8.295 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Desse total de notificações acumuladas desde o início da pandemia, 3.731 casos foram descartados. Os dados foram atualizados pelo COE, às 12 horas, desta segunda-feira,15.

Dos 16 novos casos confirmados, 15 estão em isolamento domiciliar e uma pessoa está hospitalizada, sendo que sete contraíram o vírus por contato com outros casos confirmados de Palmas, cinco por transmissão comunitária e outros quatro casos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas é de 34,43% nesta segunda-feira. De acordo com informações do COE, a Capital tem 27 leitos clínicos exclusivos para casos de Covid-19 na rede pública, dos quais 23 (85,2%) estão disponíveis e quatro (14,8%) estão ocupados. Na rede privada são 46 leitos clínicos no total, estando 30 (65,2%) disponíveis e 16 (34,8%) ocupados.

Já sobre os leitos para pacientes graves com Covid-19, a rede pública dispõe de 18 leitos de UTI, dos quais 13 (72,2%) estão disponíveis e cinco (27,8%) encontram-se ocupados. Os hospitais privados somam 31 leitos de UTI para Covid-19, desses, 14 (45,2%) estão disponíveis e 17 (54,8%) estão ocupados.

Testes

Sobre o número de testes realizados para detectar Covid-19, na última rotina de exames da Capital foram feitos 40 exames. O Lacen testou 37 pacientes, sendo que 13 tiveram diagnóstico confirmado e 24 foram negativos. Outros três testes foram feitos em laboratórios particulares, todos com resultado positivo.

Estado de saúde

A edição de hoje do Boletim demonstra que encontram-se hospitalizadas 11 pessoas de Palmas, sete em quadro estável de saúde e quatro em estado grave. Mais quatro moradores da Capital estão internados com suspeita de Covid-19. Além disso, 20 pacientes de outras localidades estão recebendo tratamento na rede hospitalar de Palmas, 13 dessas pessoas em estado grave e sete estáveis. Outras seis pessoas residentes em outros locais estão internadas no Município com suspeita da infecção pelo novo coronavírus.

Formas de contágio

Em relação às possíveis fontes de infecção em Palmas, o Boletim revela que dos 991 casos confirmados, 481 (48,5%) se contaminaram por transmissão comunitária, 367 (37%) tiveram contato com caso confirmado em Palmas, 78 (7,9%) contraíram o vírus após viajar para outros estados, 47 (4,7%) viajaram ou tiveram contato com caso confirmado de outro município do Tocantins, 11 (1,1%) estão em investigação epidemiológica e sete pessoas (0,7%) viajaram para o exterior.

Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui