Divulgação

A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 13 (108 Sul), em alusão às atividades do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre prevenção ao suicídio, realizou uma manifestação artística nos muros da unidade para reforçar a importância da qualidade de vida e saúde mental no período de pandemia.

A odontóloga Adriana Inez, uma das idealizadoras do projeto, conta que essa ação conjunta acolhe os usuários e fortalece o trabalho dos servidores. “Iniciamos nossas campanhas envolvendo todos os servidores da unidade no mês de setembro de 2019, e foi um sucesso, pois percebemos que os laços afetivos entre nós se fortaleceram. Neste ano, devido à pandemia, buscamos fazer uma nova abordagem para evitar aglomerações, resolvemos então acolher a todos decorando o muro da unidade que permanecerá assim nos próximos meses com intuito de despertar a valorização da vida”, ressaltou a profissional.

Adriana ainda explica que foram colocados vários recados nas janelas da unidade feitos à mão pelos agentes de saúde contendo mensagens de otimismo. “Os recados são mensagens para que os pacientes da unidade possam se sentir mais acolhidos nessa época de pandemia, aqui estamos sempre trabalhando a recepção e o bom tratamento entre usuário e servidor para que não só no mês de setembro mas todo o ano possamos passar uma mensagem positiva para todos”.

Além do trabalho em equipe da unidade de saúde, a ação contou com doações de tintas, pincéis e rolos da empresa Renacor, e também com o trabalho da artista plástica, Bruna Moreira, que realizou as ilustrações pelos muros da unidade.

Setembro Amarelo

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem ocasionado diversos desarranjos emocionais. Segundo especialistas, a saúde mental pode ser afetada por conta do medo, do isolamento social, da mudança de rotina, protocolos severos de higiene que devem ser seguidos para evitar a contaminação com o vírus, dentre outros fatores.

Pensando no bem-estar da população, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) tem dado suporte online e gratuito para além do apoio psicológico, que já era ofertado presencialmente na Rede Municipal de Saúde.

O serviço pode ser solicitado por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/ycwEq57hD2STpyV6A, onde a pessoa interessada deve preencher um formulário com contato telefônico, nome completo, número do Cartão do SUS e motivo da busca pelo atendimento que é feito pelo WhatsApp. Caso a pessoa não utilize o aplicativo, o auxílio pode ser buscado pelo telefone 3218-5460.

Em caso de necessidade de consulta psiquiátrica, o psicólogo que estiver realizando o atendimento pode encaminhar o paciente para sua Unidade de Saúde da Família (USF), onde o médico pode solicitar uma consulta especializada nos ambulatórios que possuem atendimento psiquiátrico em Palmas.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui