25 de abril de 2024 01:15

Palmas

URGENTE: Dois casos suspeitos de coronavírus em Palmas entram para a lista do Ministério da Saúde

Publicado em

URGENTE: Dois casos suspeitos de coronavírus em Palmas entram para a lista do Ministério da Saúde

Os dois casos suspeitos do novo coronavírus em jovens de Palmas entraram na lista de casos oficialmente reconhecidos como suspeitos do Ministério da Saúde. As duas pacientes seguem em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames. O balanço foi atualizado pelo Ministério na tarde desta sexta-feira (13).

É a primeira vez que casos apontados como suspeitos por autoridades de saúde do Tocantins entram na lista oficial do Ministério da Saúde. Três casos que chegaram a ser investigados no estado foram descartados antes de aparecerem na lista.

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas informou na tarde de quinta-feira (12) que os novos casos são em jovens de 26 e 22 que estiveram na Europa, incluindo a Itália, recentemente. A viagem foi entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março, chegando de volta ao Tocantins em 4 de março. No dia seguinte, as duas começaram a sentir alguns sintomas, como febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal.

Leia Também:   Vereador Rubens Uchôa tem PL sancionado e o 'Dia Municipal do Guia Turístico em Palmas' entra em vigor

Elas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA). As duas recolheram materias para exames e foram orientadas a ficar em isolamento domiciliar. Elas tiveram melhora no quadro de saúde e já não apresentam sintomas.

O material coletado foi enviado para laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde e os resultados são aguardados para os próximos dias. Elas continuarão sendo monitoradas até a chegada do resultado final dos exames.

Orientações para a população
A Secretaria de Saúde esclareceu que permanece em vigor a orientação que as pessoas só procurem os serviços de saúde se viajarem para outros continentes e chegarem com sintomas da doença. A Diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, disse que não há necessidade de ir às unidades de saúde caso a pessoa tenha apenas viajado para o exterior, mas não apresente sintomas.

Leia Também:   Fies apresenta problemas: candidatos relatam dificuldades na lista de espera e aprovação

Nesta quinta-feira (13) uma reunião foi realizada no Palácio Araguaia com o comitê de crise para prevenção do Covid-19. No Tocantins, a unidade de referência para o tratamento é o Hospital Geral de Palmas (HGP).

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana