16 de abril de 2024 08:19

Cidades

PRF apreende carga de madeira ilegal sendo transportada em Palmeiras do Tocantins

Publicado em

PRF apreende carga de madeira ilegal sendo transportada em Palmeiras do Tocantins

Na tarde desta quinta-feira (19/11) no km 8 da BR 226, na zona rural no município de Palmeiras Do Tocantins. A Polícia Rodoviária Federal realizou abordagem um caminhão carregado com madeira serrada.

Durante a fiscalização, o condutor do caminhão apresentou documentos fiscais e ambientais que, em tese, permitiriam o transporte. No entanto, ao realizar as medições devidas, a equipe constatou que a quantidade de madeira transportada era maior que a expressa na documentação.

A madeira nativa serrada de Lecythis Pisonis (Sapucaia) transportada estava em quantidade, aproximadamente, 4,5 m³ maior que a prevista na nota fiscal e documento florestal. Segundo a documentação, a madeira teria sido extraída no Estado do Pará e tinha como destino o Estado da Bahia.

Leia Também:   Homens que invadiram unidade de saúde e mataram paciente que recebia atendimento são presos em Colinas

Assim, tendo em vista a divergência na quantidade, conforme previsto em norma reguladora, toda a carga deve ser apreendida e o documento de origem florestal invalidado para todos os efeitos.

Diante das informações elencadas foi constatada, a princípio, crime de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida, art. 46 da Lei 9.605/98.

O veículo e carga foram retidos e encontram-se à disposição da Polícia Militar Ambiental.

Dados Tocantins

Em todo ano de 2019, a PRF apreendeu 566,63 m³ de madeira transportada ilegalmente. Até o dia 19/11 do corrente ano, o número apreendido já é 2,7 vezes maior que todo ano de 2019, um total de 1.554,95 m³ de madeira transportada ilegalmente foram apreendidos.

Leia Também:   Modelo de Araguaína representará o Tocantins no Miss Brasil deste ano; conheça a história de Jackelyne Emannuelle

Com base nos documentos ambientais e informações dos condutores dos veículos, a maior parte da madeira apreendida é extraída da região amazônica, principalmente do Estado do Pará, e tem como destino as regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana