25 de abril de 2024 16:52

Política em Foco

Entrevista: Vereador Claudemir Portugal faz um balanço das ações e fala das principais demandas recebidas pelo gabinete

Publicado em

Entrevista: Vereador Claudemir Portugal faz um balanço das ações e fala das principais demandas recebidas pelo gabinete

O vereador de Palmas, Claudemir Portugal (PRP), concedeu entrevista ao Sou de Palmas na manhã desta terça-feira, 07, e falou das principais demandas recebidas pelos moradores em seu gabinete, fez um balanço das ações desenvolvidas no ano passado e das perspectivas do ano que se inicia.

Entrevista: Vereador Claudemir Portugal faz um balanço das ações e fala das principais demandas recebidas pelo gabinete

”A cidade cresceu e agora existe a necessidade de duplicar as avenidas que não estão duplicadas..”

MOBILIDADE URBANA

De acordo com o parlamentar, o tema precisa ser visto como prioridade pelo Executivo Municipal e fez algumas sugestões:

“O trânsito de Palmas sempre foi desafiador para todos em seus 31 anos; sempre acumulou altos índices de acidentes com vítimas fatais. Em questão de mobilidade urbana, acredito que a cidade precisa melhorar em investimentos, precisa implementar urgentemente a instalação dos semáforos nos cruzamentos, principalmente na Teotônio Segurado, no cruzamento do Estádio Nilton Santos e do Aeroporto, que são os pontos mais críticos e sem esquecer da LO-08 na altura da Polícia Federal e da Escola de Tempo Integral Padre Josimo e também o cruzamento da Igreja Nossa Senhora Aparecida lá em Taquaralto onde o pessoal tem acesso a Taquaruçu e Buritirana. Através desse mapeamento, a Secretaria de Mobilidade Urbana precisa reforçar a sinalização onde foi feito e tá apagado, instalar os semáforos e ter uma ação mais efetiva no tocante a evitar acidentes com vítimas. Pois cada vítima é uma família que sofre, é um cidadão que a cidade perde. A cidade cresceu e agora existe a necessidade de duplicar as avenidas que não estão duplicadas, conectar as avenidas com pontes, como é o exemplo da LO-05 e a ponte próximo do 1° Batalhão e do HGP que é uma avenida movimentadíssima com tráfego de caminhões enquanto não se faz a NS-15. A cidade precisa de vias acessíveis para que as pessoas possam usufruir do seu direito de ir e vir.

Na Região Sul, nós temos a Teotônio Segurado que há 12 anos recebeu investimento para duplicação até a Ulbra e agora a cidade tá crescendo para a região sul e agora nós temos essa demanda de duplicar da Ulbra até a entrada do Jardim Taquari. Também a ligação da Teotônio Segurado com o setor Vitória I e II que é um empreendimento habitacional que será inaugurado nos próximos meses, são mil unidades, são pessoas que precisam dessa acessibilidade com avenidas interligadas, assim você pode colocar ônibus, tem como usar os meios de mobilidade que existem como os aplicativos e táxis. Além da Avenida Tocantins que é sem dúvida nenhuma a área de maior movimento comercial é em Taquaralto, para isso precisamos pensar na mobilidade e na praticidade das pessoas que vão para lá fazer compras, senão nós vamos espantar as pessoas daquela região comercial e assim penaliza o comerciante que acreditou e implantou o seu investimento lá. O projeto do shopping à céu aberto iniciado na gestão passada, nós percebemos que teve seu início mas não teve conclusão e ficou nesse meio-termo que resultou em muitas reclamações dos comerciantes, quando eu vou lá o pessoal pergunta ‘até quando?’ e eu respondo que até quando a gestão tiver o entendimento de reunir suas secretarias competentes, sentar com o Ministério Público que quer participar dessa discussão e decidir o que fazer, do jeito que tá é que não pode ficar”.

SAÚDE PÚBLICA

Leia Também:   Vereador Márcio Reis vota favorável pela alteração da Lei que determina que pessoas com direito a meia-entrada em eventos de Palmas paguem apenas 25% no valor do ingresso

Já na área da saúde, Portugal destacou os avanços, mas frisou a necessidade de uma terceira UPA na Capital:

 “A saúde de Palmas quando eu comparo com outros estados ou outros municípios eu tenho uma saúde equilibrado, no entanto, a população de Palmas tá crescendo muito e essa é a diferença: nenhum outro município do Tocantins tem o crescimento que Palmas tem. Então é necessário pegar esse números e apresentar ao Ministério da Saúde e convencer os técnicos que Palmas já precisa de uma terceira UPA, que seria no Plano Diretor Sul na área da Ulbra e do Estádio que são quadras que estão aumentando muito e as pessoas tem dificuldade de acessar a UPA Norte e mesmo acessando as duas UPAs, essas unidades não estão dando conta, que apesar estarem sendo capacitadas ainda tem muita reclamação de quem precisa dessas UPAs. A prefeitura precisa pegar os números e mostrar aos técnicos que Palmas tem um crescimento fora do normal das outras cidades.

Eu sou mais favorável à construção de uma terceira UPA do que ao Hospital de Palmas, tendo em consideração que Palmas já tem o HGP que está sendo implementado, tá recebendo o segundo piso e tem estrutura para alta complexidade e a cidade já tem um conjunto de unidades básicas de sáude muito bem distribuídos mas precisa implementar essa média-alta complexidade nas UPAs e o HGP cumpre seu papel na alta complexidade que é responsabilidade do Estado.”

EDUCAÇÃO

Leia Também:   Vereador Eudes Assis reforça compromisso com a defesa da Agência de Regulação do Município de Palmas durante CPI da BRK Ambiental

O déficit de falta de vagas nos Cmeis do município é ainda o maior gargalo, segundo o vereador:

“A demanda que chega para os vereadores sobre educação é sobre vaga, que a gestão não consegue diminuir o déficit de falta de vagas nos Cmeis. Sabemos que são 6 ou 7 Cmeis em fase de conclusão mas a gente tem a informação que como é recurso federal tem todo um processo que por isso não concluiu esses Cmeis. Eu acredito que o município precisa ter essa atenção de atender essas pessoas porque tem muita gente que está sem trabalhar por não conseguir colocar seus filhos na creche e não tem condição de pagar uma pessoa para cuidar do seu filho. A estrutura das unidades escolares da capital são muito boas,os Cmeis são bem estruturados, as Escolas de Tempo Integral dispensam comentários. Mas volta àquela questão a população tá crescendo, inaugurou agora o Recanto das Araras e vai inaugurar o conjunto habitacional Vitória I e II, no Vitória I já tem um Cmei mas no Recanto das Araras eu não tenho certeza. Mas aonde chegam pessoas eu tenho que ter Cmei, tem que ter escola, tem que ter Unidade Básica de Saúde, tem que ter praça, quadra de esportes e transporte coletivo, para possibilitar que as pessoas daquele lugar vivam com dignidade.”

SEGURANÇA PÚBLICA

Para Claudemir, o novo concurso público para a Guarda Metropolitana irá contribuir muito para uma Palmas mais segura, porém deixou claro que só com a soma de esforços entre poderes o objetivo será alcançado:

“Estamos cientes que nos próximos meses a Prefeitura vai realizar o concurso da Guarda Metropolitana, a gente sabe que é um número baixo mas que vai ajudar no reforço do efetivo. A Guarda tem cumprido muito bem seu papel e tem sido fundamental para a segurança pública da cidade de Palmas em trabalho conjunto com as outras forças, mas o que se espera é que o Estado consiga fazer os concursos das mil vagas para soldado e mais 40 para oficiais, isso vai ajudar os batalhões que atendem a cidade e outras unidades. Não é só o município não vai dar conta, segurança pública é algo muito complexo que envolve todas as forças de segurança e o judiciário mas a nossa expectativa tratando de nível municipal é que o concurso vai reforçar o efetivo e isso será benéfico para a população.”

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em 2019, nós que pegamos essa legislatura em andamento conseguimos contribuir muito, tem-se a clareza que tudo que o Executivo faz passa pela Câmara, então já no final de 2018 mesmo sem ter assumido o mandato fizemos questão de participar da discussão de orçamento, de acompanhar os colegas na destinação de emendas, orientando as áreas que precisavam de atenção. A Deputada Vanda Monteiro, na época, vereadora acatou uma sugestão nossa que foi a destinação de uma emenda para um campo gramado no Aureny 3 que já está em andamento, nós acompanhamos o município demonstrar uma atenção diferenciada para a região Norte através da construção da avenida comercial Palmas Brasil Norte que foi na nossa avaliação foi algo muito bom para fomentar o comércio daquela região. Acompanhamos o município implementar o recapeamento do centro da cidade, a correção da malha asfáltica da cidade porque isso passa uma ideia para quem mora e quem visita a cidade, o cidadão que paga seus impostos a alegria dele é ver seus impostos serem aplicados na cidade em que ele mora e para o turista que gosta de ver uma cidade atrativa para voltar mais vezes. Na região Sul, eu acredito que o município precisa aumentar sua atenção para a região, não é porque eu moro na região sul mas é porque eu vejo que é a região da cidade que mais cresce por isso eu vejo que o município precisa aumentar sua dose de investimento na região sul, são bairros novos e isso muda tudo, as avenidas e as ruas precisam de um cuidado especial.

Mas agora para 2020, eu acredito que a prefeita Cinthia tem todos os instrumentos para conseguir fazer uma boa gestão, a Câmara fez todo um esforço para aprovar o orçamento de 2020 já no finalzinho de 2019, então acredito que a gestão tem todos os mecanismos para fazer aquilo que a Câmara tá o tempo todo cobrando que é o que a população cobra da Câmara e a Câmara cobra do município: levar para as quadras como um todo uma gestão eficiente em todas as áreas como nós já falamos de educação, segurança, saúde, infraestrutura, trânsito, mobilidade urbana, transporte coletivo, turismo da cidade que precisa ser alimentado. E nós vamos nos esforçar para dar nossa contribuição para a gestão municipal para que consigamos levar para a população aquilo que a população precisa, obras e serviços de qualidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram e que visitam a nossa cidade”, finalizou.

Leia Também:   SAIU! Confira os locais de prova do concurso da Saúde em Palmas

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana