20 de abril de 2024 03:39


Em Destaque

Mais um deputado tocantinense tem o nome usado por criminosos para prática do ”Golpe da Festa”; entenda

Publicado em

Mais um deputado tocantinense tem o nome usado por criminosos para prática do ''Golpe da Festa''; entenda

Texto: Ramon Macedo |

Mais um deputado estadual do Tocantins teve seu nome usado por criminosos para tentar aplicar o famoso “Golpe da Festa”. O nome do golpe foi dado porque normalmente os criminosos justificam o contato dizendo que precisam confirmar a presença do alvo escolhido em alguma celebração, jantar ou algo do gênero, para o qual está sendo oferecido um convite ou promoção especial.

O objetivo é ”roubar” seu WhatsApp

Nessa estratégia, os golpistas não utilizam nenhuma técnica de invasão digital. A manobra emprega é a denominada engenharia social, pois faz a vítima entregar voluntariamente os dados que permitirão o roubo de sua conta, pedindo que a vítima confirme a presença no evento por meio de um código de 6 dígitos enviado e, com isso, o golpista invade a conta.

Leia Também:   Vereador Pedro Cardoso celebra mais um ano de tradição na 'Folia do Espírito Santo' em Monte do Carmo

Dois deputados já foram vítimas

Ainda no mês passado, o nome do deputado estadual, Issam Saado (PV), foi usado por um golpista que se passava pela assessoria do parlamentar ao ligar para um morador da Capital.

Nesta sexta-feira, 17, o deputado Elenil da Penha também teve seu nome usado por criminosos. Segundo a assessoria do parlamentar, golpistas estão ligando para pessoas e afirmando que o deputado está organizando uma “Festa Vip” com convidados especiais e que, para efetivar o ingresso no evento, a vítima que recebe a ligação teria que confirmar um código de 6 dígitos que receberia ainda no curso da chamada.

A assessoria de comunicação de Elenil da Penha se manifestou por meio de nota. Segue:

Leia Também:   Vereador Márcio Reis tem requerimento atendido e Jardim Taquari, em Palmas, recebe serviços de roçagem e limpeza; veja vídeo

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O deputado Elenil da Penha comunica a todos que recebeu a informação de que uma pessoa, ainda não identificada, usuária do número (011) 9 7781 3767, vem usando o nome do parlamentar para convidar para uma “festa privada”. O convite é feito por meio de contato pelo WhatsApp e o suposto organizador exige para confirmação de presença no evento, que seja preenchido um formulário com dados pessoais.

Elenil esclarece que desconhece a realização da festa e NÃO possui qualquer vínculo com a suposta organização. O parlamentar pede aos cidadãos que forem procurados, que ignorem o convite, JAMAIS forneçam dados e denunciem o número ao WhatsApp.

Assessoria de Comunicação

Leia Também:   Projeto de Lei de combate ao trabalho infantil, em Palmas, recebe apoio da Vereadora Professora Iolanda Castro; saiba detalhes

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana