23 de abril de 2024 22:25

Política em Foco

Opinião | Eleições 2022: Quem quer ser um Deputado?

Publicado em

Opinião | Eleições 2022: Quem quer ser um Deputado?

Por Valcy Ribeiro – Advogado

Quando se pensa no ofício de Deputado, seja Estadual ou Federal, logo muitos associam a influência, poder, fama e dinheiro, muito dinheiro. Não é por acaso que a sonoridade do tema proposto remete a lembrança do filme “Quem quer ser um milionário?”, produzido em 2008 pela Fox Searchlight Pictures e ganhador de oito Oscars em 2009.

Diante desta associação, desde já é possível afirmar que nem todo milionário pode se tornar um Deputado, mas se observar a elevação patrimonial de muitos parlamentares ao longo do exercício do mandato, com raras exceções, é permitido afirmar que quase todos os Deputados são milionários.

Para uma pessoa chegar licitamente a condição de milionário é possível apresentar muitas razões como ganhar na loteria, herança ou um negócio bem sucedido. Já para um Deputado chegar a condição de milionário de forma lícita, com a remuneração que recebe, só este conseguiria explicar a evolução patrimonial, em muitos casos, havida coincidentemente a partir do exercício do mandato. Vale dizer que não é vedado ao parlamentar ou qualquer cidadão ter sucesso financeiro em sua carreira, desde que licitamente adquirido todos podem usufruir dos frutos do seu trabalho.

Leia Também:   Vereador Márcio Reis marca presença na abertura da Copa das Atléticas do Tocantins: “É um orgulho poder contribuir para um evento que valoriza o esporte”

Mas ao contrário do que a imaginação popular possa sugerir, as atribuições do Deputado Estadual ou Federal, resumidamente não tem nada a ver com ser um milionário ou pelo menos não devem ter, se limitam a condição de servidor público eleito pelo povo, tendo como atribuições legislar e fiscalizar o patrimônio público e ações do Poder Executivo.

Em 2022, tomando por base a realidade do Estado Tocantins, serão realizadas eleições para 24 (vinte e quatro) vagas de Deputado Estadual e 08 (oito) vagas de Deputado Federal e com o fim das coligações partidárias em eleições proporcionais, os candidatos experientes e os novatos enfrentarão um cenário desconhecido e deverão recorrer aos candidatos à vereador que em 2020 já viveram essa experiência e sabem dizer que o desafio não será nada fácil.

Leia Também:   Vereador Joatan de Jesus destaca a importância da emenda da deputada Janad Valcari para a reforma da Unidade de Saúde de Buritirana: 'Espero que as obras sejam realizadas o quanto antes'

Para chegar a vitória em 2022 é necessário escolher bem a sigla partidária, formar um grupo forte e qualificado e ainda ser dentre estes os mais bem votado. A preparação para disputa do cargo de Deputado exigirá do candidato muita estrutura, estratégia e estudo do atual cenário político, e tudo isso exige também investimento financeiro, não é por acaso que em 2020 vimos muitos milionários surgirem do pleno anonimato e serem eleitos ao cargo de vereador em suas cidades.

Quem almeja o cargo de Deputado e não possui condições financeiras para estruturar seu projeto, terá que se organizar com brevidade e contar com um histórico de lutas, projetos sociais e visibilidade na mídia que lhe permita disputar em pé de igualdade com os candidatos que pensam a política como mera fórmula matemática, investimento financeiro vezes o número de eleitores é igual a vitória. Pode acreditar, no meio político muitos pensam assim.

Fazendo nova remissão ao filme “Quem quer ser um milionário?”, onde, depois da sequência de acertos bastava ao candidato, dependendo apenas do seu conhecimento, acertar a pergunta do milhão, no caso de quem quer ser um candidato a Deputado, além dos acertos pessoais é preciso contar com os votos dos demais integrantes do grupo político, ou seja, não se poderá ganhar o prêmio sozinho, embora muitos depois de eleitos tendem a esquecer isso.

Leia Também:   Vereador Sargento Júnior Brasão é homenageado com a Medalha Tiradentes, maior honraria da PMTO; ''Meus agradecimentos à tropa e ao Governador''

A política está cada vez mais especializada, exige muito marketing e muita articulação política, o candidato não pode contar somente com a sorte e o carisma que tem. A sensação que se tem hoje é que ganhar uma eleição sem o investimento financeiro não é uma tarefa nada fácil, talvez impossível. Por isso é necessário concluir que hoje é mais fácil sonhar em ser um milionário do que ser um Deputado, até porquê, a disputa acirrada será justamente entre os já milionários que vão investir milhões para tornar o sonho de ser um Deputado em realidade.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana