25 de abril de 2024 20:35

Política em Foco

‘Rinhas’ de galo: Deputado apresenta projeto para combater a discriminação contra a raça dos animais utilizados nos combates

Publicado em

'Rinhas' de galo: Deputado apresenta projeto para combater a discriminação contra a raça dos animais utilizados nos combates

Na Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado estadual Nilton Franco (MDB) apresentou um projeto solicitando a autorização para a criação, manejo e exposição específica de galos da raça mura no estado. Este animal é conhecido por ser utilizado em ‘rinhas’ clandestinas, devido a seu comportamento natural de buscar pelo combate.

A proposta não autoriza o uso do galo mura em brigas. Esta prática é vedada por decreto federal em todo o país desde 1961.

Ainda no documento, o deputado afirma que o desconhecimento sobre as potencialidades do galo “tem levado a frequentes invasões em que os criatórios sofrem confisco e extermínio de seus plantéis, pondo sob risco toda a espécie”.

Atualmente a criação de galo mura é regulamentada em alguns outros estados como Sergipe, onde uma lei semelhante foi aprovada no ano passado.

Para o deputado, a aprovação desta regulamentação pode levar a uma redução dos casos de maus-tratos, já que vai dar segurança jurídica a quem cria os animais de forma legalizada, sem usá-los em rinhas clandestinas.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana