19 de abril de 2024 10:28

Tecnologia

Número de desocupados e desempregados no Tocantins subiu no primeiro trimestre de 2020, de acordo com IBGE

Publicado em

Número de desocupados e desempregados no Tocantins subiu no primeiro trimestre de 2020, de acordo com IBGE

O número de desocupados aumentou no Tocantins nos três primeiros meses deste ano. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80 mil pessoas estavam sem nenhum tipo de trabalho até o final de março, 11 mil a mais do que 2019.

São chamados de desocupados as pessoas que não estão trabalhando, mas tomaram alguma providência efetiva para encontrar trabalho e estão disponíveis para assumi-lo, caso encontrem, segundo o IBGE.

O número de desempregados também cresceu. Desde o início do ano até março deste ano, 21 mil pessoas com carteira assinada foram demitidas no estado. Segundo o supervisor do IBGE no Tocantins, essa pesquisa ainda não reflete a crise econômica causada pela pandemia.

Leia Também:   Concurso público da Aleto registra taxa de abstenção geral de 30%; saiba quando os gabaritos serão divulgados

“Nesse momento, as informações que são captadas referem-se ao primeiro trimestre do ano de 2020, ou seja, ela tem mais a ver com a sazonalidade do mercado, com as festas de fim de ano, que contratam, que geram mais ocupação, mais empregos, e que no trimestre seguinte, essas pessoas deixam de ter esse emprego, o que afeta as informações e os dados apresentados”, explicou o supervisor do IBGE, Paulo Ricardo Amaral.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana