29 de março de 2024 11:50

Tecnologia

Pesquisa da CDL aponta que número de pessoas endividadas diminuiu 13% em Palmas durante o ano de 2020

Publicado em

Pesquisa da CDL aponta que número de pessoas endividadas diminuiu 13% em Palmas durante o ano de 2020

Em 2020, as vendas do comércio caíram devido a pandemia de coronavírus. Mas, na contramão, o número de pessoas endividadas também reduziu em 13% em Palmas. A pesquisa foi feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas.

O comércio de Palmas fechou o ano no vermelho. Conforme a pesquisa, as vendas caíram em 0,3%. No entanto, se levar em consideração os impactos da pandemia da Covid-19 e o fechamento dos estabelecimentos, a redução não foi tão significativa.

“Os seis primeiros meses realmente teve uma retração na economia muito grande, algumas empresas demitiram. No segundo semestre foi muito melhor, teve a ajuda do governo, com o auxílio emergencial. Então 0,3% não foi tão ruim comparando com o que aconteceu nos seis primeiros meses”, disse o diretor da CDL, Van Ricardo Inácio.

Leia Também:   “Mão única não!”, “Mão única sim!”: confira os pontos debatidos na audiência pública sobre a Avenida Tocantins, em Taquaralto

A gerente Patrícia Sousa concorda que o ano não foi nada fácil. No início da pandemia, a loja, onde ela trabalha, ficou com as portas fechadas por cerca de duas semanas.

“Todo mundo ficou pensando: ‘O que vamos fazer’? Porque é uma crise sanitária e automaticamente ela vai puxar para a economia. Então, a gente enfrentou o desconhecido no meio do processo”, disse ela.

O jeito foi se reinventar e arrumar outras formas para alcançar o consumidor. “No meio disso tudo a gente ficou fazendo venda online e interna dentro da loja”.

Mas, os negócios de fim de ano puxaram a alta nas vendas. Os consumidores aproveitaram as promoções da Black Friday, além do Natal, que é uma das principais datas para o comércio.

Leia Também:   Vindo do Pará para fazer cirurgia cardíaca, homem é encontrado morto em calçada da marginal da TO-050, em Palmas

Mesmo assim, os moradores de Palmas estavam cautelosos. A pesquisa da CDL aponta que o número de novos endividados caiu cerca de 13%.

“Nós gastamos de acordo com aquilo que a gente estava usando. Não fizemos gastos extrapolados. Eu, particularmente, consegui juntar um dinheiro e pagar todas as minhas contas, todas as minhas dívidas, graças a Deus”, disse a estudante Vitória Albuquerque.

Com o receio e a incerteza da pandemia, a Walbenia Lemos segurou os gastos. “Eu saí para fazer compras, mas comprei só o essencial. Agora no início do ano, estou aproveitando as promoções”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana