Divulgação

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão mediando a inserção produtiva de futuros profissionais no mercado de trabalho com a realização de um curso profissionalizante de manicure e pedicure para moradoras do setor Santo Amaro.

O curso, que faz parte do Projeto de Trabalho Social vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visa promover a participação social e a efetivação dos direitos sociais dos beneficiários, e conta com a participação de 18 moradoras do setor. Tem duração de 160 horas, e está sendo ministrado na sede do Senac das 18 às 22 horas de segunda a sexta-feira. A capacitação teve início nesta terça-feira, 11, e segue até o dia 03 de abril.

Miraltina Pereira, conhecida como Tina, reside no setor há 16 anos e acredita que o curso, além de ser uma oportunidade de conhecimento, é também um espaço para fazer novas amizades e quem sabe chegar ao fim com o emprego garantido. “Além de ser algo que vem a somar no meu currículo, o curso é uma oportunidade de interagir, conhecer novas pessoas, aumentar o nosso ciclo de amizades e ainda podemos sair daqui com o emprego garantido. Então, quero chegar até o fim para ter um acréscimo na renda da minha casa”, relata.

Segundo o secretário da Habitação, Fábio Frantz, as chances das participantes saírem do curso com o emprego garantido são grandes, uma vez que a secretaria está disposta a encaminhá-las ao mercado de trabalho. “O curso vai gerar uma profissão para elas, para que possam trabalhar e tirar parte da renda familiar desse trabalho. Aquelas alunas que se formarem e despontarem no curso, nós vamos fazer de tudo para que elas saiam daqui não só com o certificado, mas sim, inclusas no mercado de trabalho”, afirma.

O curso contará com aulas práticas e teóricas sobre os métodos de manicure e pedicure, como as técnicas de higiene, corte de unhas e esmaltação, aplicação de unhas postiças, saúde e bem-estar das clientes, entre outros. As alunas receberão material para estudos, vale-transporte, lanche, e dois kits completos para trabalho ao término da capacitação.

Independência Financeira

Para a Secretária Executiva da Sehab, Sabrina Machado, o curso visa a inserção produtiva da mulher no mercado de trabalho, com o objetivo de que ela seja profissionalizada para gerar renda para sua família e conquistar a sua independência financeira, sendo uma empreendedora no futuro. “Mesmo com os obstáculos que podem dificultar a independência financeira das mulheres, principalmente daquelas que estão em situação de vulnerabilidade, elas podem e têm todas as oportunidades necessárias para a inserção produtiva no mercado de trabalho. Nós temos várias oportunidades, por meio do banco do povo, de fomentar o empreendedorismo dessas mulheres para que elas possam montar o próprio negócio, então nós estamos engajados para que todas se tornem de fato donas do seu próprio negócio e conquistem a sonhada independência financeira”, finaliza.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui