Divulgação

Foi publicada nesta quinta-feira (09/07) pelo Ministério da Educação, a nomeação do professor Airton Sieben como Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Sieben trabalha atualmente no curso de geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Araguaína e será o responsável por dar continuidade à implantação da nova instituição de ensino.

O processo para a criação da nova instituição até então vem sendo conduzido pela UFT, como universidade tutora.

O professor Airton Sieben vai ficar a frente da UFNT durante todo o processo de implantação até que a universidade realize a eleição interna que vai apontar uma lista tríplice para futuro reitor.

A UFNT vai surgir a partir da divisão da atual estrutura da UFT. Além do campus de Araguaína, que será a sede da nova instituição, a estrutura contempla ainda o campus de Tocantinópolis que atualmente é da UFT. Há ainda planos para implantação da universidade em Guaraí e Xambioá.

Perfil
No perfil divulgado pelo MEC consta que Airton Sieben é doutor e pós-doutor em Geografia, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e também mestre em Geomática (Engenharia Agrícola), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O projeto de criação da UFNT foi aprovado no senado federal em junho de 2019, após três anos de tramitação, e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) no mesmo ano.

O projeto de criação da nova universidade foi encaminhado pelo próprio governo federal e tramitava desde 2016. A ideia é dar mais autonomia para a gestão de recursos da universidade e atrair estudantes da região norte do estado.

A lei que criou a UFNT também abriu 316 novos cargos de direção, de funções gratificadas e de funções comissionadas, além de 175 cargos efetivos para a universidade. Em junho deste ano, o MEC remanejou e fundiu duas vagas de diretores de campus da Universidade Federal do Tocantins para criar a função de reitor pro tempore para a UFNT.

Após o desmembramento, a Universidade Federal do Tocantins continuará funcionando normalmente em Palmas e nas cidades de Gurupi, Arraias, Miracema e Porto Nacional.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui