Divulgação

Após dias aproveitando a chuva e o tempo frio, o calor volta a dar as caras no Tocantins. Foi cerca de um mês registrando temperaturas amenas, e nesta segunda-feira (9/11) os termômetros de Palmas registraram 37,1ºC e a temperatura pode subir ainda mais até o final de semana.

A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que a falta de chuvas é causada por um sistema de alta pressão atmosférica que está sobre a região sudeste do Brasil. O sistema acabou empurrando as nuvens de chuva que estavam sobre o Tocantins para o centro-oeste, principalmente na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.

“Este período da primavera tem essa característica de ter temperaturas elevadas. O sistema de alta de pressão sobre o sudeste, que também está pegando partes da Bahia e Minas, está empurrando a nebulosidade para o centro-oeste. A La Niña também está influenciando o sistema”, explicou.

Ainda de acordo com a meteorologista, a umidade relativa do ar deve ter grande variação nos próximos dias, chegando a 80% no começo da manhã, mas caindo para entre 25% e 30% na parte da tarde. Os moradores devem tomar bastante água e evitar exercícios e caminhadas nas partes mais quentes do dia.

Além da capital, cidades da região central do estado também devem sofrer com o fenômeno. As temperaturas estão acima dos 35º em toda a área. A previsão do tempo indica que as primeiras pancadas de chuva leves só devem ser registradas a partir do domingo (15) e as chuvas intensas devem voltar somente na próxima semana.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui