29 de março de 2024 05:00

Tocantins

Com cerca de 490 indígenas infectados por Covid-19 no Tocantins; aldeias criam sistemas de combate ao coronavírus

Publicado em

Com cerca de 490 indígenas infectados por Covid-19 no Tocantins; aldeias criam sistemas de combate ao coronavírus

A população indígena do estado tem sido fortemente atingida pelo coronavírus. Dos mais de 12,5 mil indígenas espalhados entre mais de 200 aldeias pelo Tocantins, 492 deles já foram infectados. Os casos registrados se encontram na região de Formoso do Araguaia (351 Javaés), Tocantínia (130 Xerentes), Santa Fé (5 Karajás), Itacajá (4 Krahôs) e Tocantinópolis (2 Apinajés), de acordo com o boletim DSEI-TO nesta quarta-feira (5/8).

Para prevenir a Covid-19, foram montadas barreiras físicas que funcionam como controle sanitário e de acesso e criação de grupos de Whatsapp nas aldeias para encomendar produtos da cidade que são entregues pelo comerciante. Uma das aldeias que possui internet, as famílias nomearam ‘procuradores’ que fica responsável pela lista de comprar além de conferir e receber a entrega na barreira sanitária e repassar para as famílias. Em outra aldeia, com internet e o apoio da associação dos professores, foram formados quatro grupos. Um grupo para o maior supermercado, outro para comércios menores, outro para conversas e demandas pessoais e um último para trabalho da associação indígena que controla o serviço na barreira e etc. Antes das compras entrarem na aldeia, os guerreiros fazem a desinfecção dos pacotes nas barreiras.

Leia Também:   FORAGIDO: Polícia tenta localizar suspeito de matar namorado da ex-mulher e atirar no próprio filho em Araguaína

Os Krahô conseguiram montar as barreiras através da campanha “Salve Krahô” nas redes sociais que reuniu doadores, cidadãos e pesquisadores numa mobilização para enfrentar a pandemia. Faz parte da campanha a venda do e-book bilíngue “A história do Hartãt”, herói mitológico que guia o povo Krahô até a machadinha Kàjre, enquanto os ensina a ouvir os sons da mata e dos bichos. A obra custa cerca de R$10,00 depositado na conta bancária da Associação Hotxma e enviar o comprovante para o email [email protected] para receber o livro digital.

Com cerca de 490 indígenas infectados por Covid-19 no Tocantins; aldeias criam sistemas de combate ao coronavírus

Divulgação

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana