20 de abril de 2024 12:16


Tocantins

Governo Estadual se reúne com chineses para criar rota comercial entre Palmas e Xangai

Publicado em

Governo Estadual se reúne com chineses para criar rota comercial entre Palmas e Xangai

O Governo do Estado, por meio do Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, acompanhado dos representantes da Câmara de Comércio de Xangai, Igor Araújo Soares e Fernando Gur, se reuniu, nessa quarta-feira,15, com a superintendente da Infraero em exercício, Janaína Jácome Barros Alves e com o gerente de Gestão Operacional e Segurança, Renato Duarte, para discutir a implantação de rota aérea comercial entre Palmas e Xangai,.

Durante a reunião, os executivos da Infraero repassaram todas as informações sobre a capacidade do Aeroporto de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, que conta com pista de pouso e decolagem pronta para receber aeronaves, inclusive, cargueiros de grande porte. Foi informado também que a Infraero está cumprindo os protocolos para internacionalização do Aeroporto para receber voos de passageiros internacionais.

Leia Também:   Etapas finais do concurso do MPTO acontecem neste fim de semana em Palmas; saiba detalhes

Em relação ao transporte de cargas, a superintendente da Infraero em exercício explicou que este processo depende do alfandegamento do Terminal de Logística de Cargas (Teca), cujo processo está em andamento na Receita Federal. Mas, para isto, ela informou que o Teca precisa receber ainda algumas adequações na sua estrutura.

“Como o terminal foi privatizado, as obras serão realizadas pela empresa vencedora do certame para que seja feito o alfandegamento. Só a partir daí a companhia chinesa pode entrar com o pedido para operar os voos cargueiros comerciais”, explicou. A alfândega é um departamento localizado dentro dos aeroportos para fiscalizar e controlar a entrada e saída de mercadorias.

O secretário Tom Lyra disse que irá informar ao governador Mauro Carlesse o resultado da reunião para que ele possa fazer gestão com a Infraero para que o processo seja agilizado, tendo em vista a importação da criação desta rota aérea comercial direto com Xangai, a maior cidade da China e um núcleo financeiro global.

”Com certeza a implantação deste projeto vai ajudar intensificar o comércio com a China, fortalecendo a nossa economia para trazer mais desenvolvimento econômico e social ao Tocantins, que é o grande interesse do governador Mauro Carlesse”, afirmou.

A reunião na Infraero foi realizada após os representantes da Câmara de Comércio de Xangai apresentarem o projeto ao governador Mauro Carlesse, ainda na manhã dessa quarta-feira, 15.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana