Pacientes que estavam internados nas salas vermelha e amarela, destinadas ao atendimento de casos de urgência e emergência, no Hospital Geral de Palmas (HGP) precisaram ser isolados depois que um deles testou positivo para o novo coronavírus. O homem em questão deu entrada na unidade com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava assintomático para a Covid-19.

Após o teste do paciente ter resultado positivo todos os pacientes precisaram ser colocados em isolamento e os dois ambientes foram interditados. A reportagem é do site de notícias G1.

Durante todo o dia, foi feito o remanejamento de pacientes e a investigação epidemiológica com quem teve contato com o homem que testou positivo. A secretaria não informou quantas pessoas foram colocadas em isolamento por causa da situação. A direção do HGP informou que foi realizada a desinfecção das duas salas.

O Hospital Geral de Palmas é o maior de todo o Tocantins e é referência para tratamento dos casos de coronavírus no estado.

Veja a íntegra da nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o Pronto Socorro e as salas Vermelha e Amarela do Hospital Geral de Palmas (HGP) foram temporariamente bloqueadas para entrada e saída de pacientes por medida de precaução, para evitar a proliferação do novo Coronavírus. O atendimento foi retomado na unidade por volta das 19h, após ter sido feito o remanejamento e isolamento dos pacientes e a desinfecção dos ambientes.

A decisão foi tomada após diagnóstico positivo de paciente de outra especialidade que havia dado entrada na unidade com suspeita de AVC Hemorrágica, totalmente assintomático para a Covid-19.

Após a detecção da infecção no paciente, imediatamente as equipes de Vigilância Epidemiológica e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) foram acionadas para as devidas providências na unidade.

A unidade está realizando investigação epidemiológica entre profissionais que assistiram o paciente mencionado e as demais pessoas que ficaram internadas em ambientes comuns (salas vermelha e amarela).

A SES reforça que tem tomado todas as precauções de modo a evitar propagação da Covid-19 em todas as suas unidades hospitalares. A distribuição de EPIs acontece de forma regular, os profissionais são constantemente capacitados e a Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde, por meio da Gerencia de Regulação do Trabalho e do Núcleo de Saúde do Trabalhador, oferecem ainda suporte psicológico necessário para todos que atuam na linha de frente.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui