25 de abril de 2024 01:07

Tocantins

Mais de 26 mil mães aguardam resultado de teste do pezinho desde novembro de 2020 no Tocantins; veja o que diz a Secretaria de Saúde

Publicado em

Mais de 26 mil mães aguardam resultado de teste do pezinho desde novembro de 2020 no Tocantins; veja o que diz a Secretaria de Saúde

Há seis meses, o filho da administradora Rosamaria Matias fez o teste do pezinho mas não recebeu o resultado do exame comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde. Além dela, mais de 26 mil mães estão aguardando para saber se seus filhos nasceram com alguma doença no Tocantins, desde novembro do ano passado, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério Público.

“Um exame tão primordial na vida de uma criança recém-nascida. Foi colhido esse exame no postinho da minha quadra e até hoje não tem resultado. Toda semana eu busco saber se já saiu o resultado, se tem alguma posição. A informação que eu recebo sempre é de que não tem nenhuma posição, não está pronto”, contou a administradora Rosamaria Matias.

Leia Também:   Em prol da construção do Hospital do Amor Tocantins, 5° Leilão Direito de Viver acontecerá sábado (27), em Palmas

A engenheira eletricista Lorena Monteiro tem um filho de quatro meses e desde que fez o teste também nunca recebeu o resultado. “Não sei onde mais recorrer, não sei a quem perguntar ou ligar porque já nem respondem mais. Eu peço, por gentileza, que entreguem o resultado do meu filho porque para realizar esse exame em outros meios já não tem como porque já passou a data e os exames específicos ficam muito caros”, disse.

Em novembro, a Secretaria de Saúde do Estado informou que houve atraso na renovação do contrato com o laboratório responsável pelos exames e que estava em fase de finalização. Se passaram dois meses e até agora o problema não foi resolvido.

Leia Também:   Tocantins celebra um ano de avanços com o PROFE; saiba mais

O teste do pezinho é uma das principais formas de diagnosticar precocemente seis doenças e deve ser feito entre o 3° e 5° dia de vida do bebe. A pediatra Luciana Batista explica que o exame é uma triagem para uma série de doenças que podem atingir as crianças.

“Algumas dessas doenças têm uma evolução silenciosa e quando vem apresentar algum sintoma já determina sequelas, muitas vezes, permanentes para a criança. Doenças como hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, a própria fibrose cística, que é uma doença pulmonar grave, são diagnosticadas através da triagem do teste do pezinho”, explica a médica

Para a pediatra, a demora nos exames é preocupante. “Nós sabemos que toda e qualquer doença, quando diagnosticada e tratada precocemente tem uma chance maior de evolução favorável, de tratamento, de cura”, disse.

Leia Também:   TÁ COM DÍVIDAS? Procon Tocantins realiza feirão de renegociação em todo o estado; saiba como participar

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o processo de contratação da empresa que prestará os serviços de “testes do pezinho” no Tocantins, está em fase final. A previsão, é que os exames voltem a ser realizados a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana