25 de abril de 2024 11:02

Tocantins

Parque Jalapão poderá ser reaberto no próximo dia 19 de julho, diz Governo

Publicado em

Parque Jalapão poderá ser reaberto no próximo dia 19 de julho, diz Governo

O Governo do Tocantins anunciou, nesta quarta-feira, 08, que o Parque Estadual do Jalapão e seus atrativos controlados pelo Estado – Cachoeira da Velha/Prainha, Dunas e Serra dos Espírito Santo – podem ser reabertos aos turistas a partir do dia 19 de julho. A discussão sobre a reabertura do parque é realizada pelo executivo estadual com os municípios da região e também com o trade turístico. Por conta da Covid-19, no dia 17 de março, através de um decreto, o governador Mauro Carlesse (DEM), suspendeu por tempo indeterminado as visitas aos parques estaduais do: Jalapão, Cantão e de Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, que são administrados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Segundo o governo, a reabertura deve seguir uma série de protocolos de segurança, além da instalação de barreiras sanitárias, e ainda, o treinamento dos profissionais ligados ao setor sobre a implementação dos protocolos. De acordo com presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, a ideia é seguir outros parques nacionais que estão em processo de abertura.  “O Governo do Tocantins entende que é o momento da retomada, visto que outros parques estão reabrindo no país”, ressaltou. Antes de enfatizar que todas as medidas preventivas serão adotadas para garantir a saúde dos turistas, profissionais do setor e comunidade local.

Leia Também:   Cartórios do Tocantins ampliam horário para cadastro eleitoral; veja mudanças

Uma delas será a criação de um passaporte para controle de acesso – serão apenas 30% de visitantes/dia –, que terá dados pessoais e resultado de exame prévio para Covid-19. O ingresso de turistas individuais que não estejam com guia será proibido e somente operadoras e guias autorizados poderão circular pelos atrativos.

Barreiras Sanitárias

A previsão é que sejam instaladas sete barreiras fixas, sendo cinco para controle de acesso, nos municípios de Novo Acordo, Lizarda, Mateiros (Galhão), Lagoa do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins, e duas de policiamento, para controlar o acesso às comunidades do Prata, em São Félix, e Mumbuca, em Mateiros, que neste primeiro momento continuarão fechadas ao turismo.

O presidente da Adetuc explicou que a Secretaria da Saúde terá um profissional em cada uma das barreiras e que o acesso será controlado pela Polícia Militar para garantir que todas as exigências dos protocolos discutidos previamente com prefeituras e associações sejam respeitadas. Além disso, distanciamento físico, uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel, proibição de banho em locais de água parada também estão listados no protocolo de segurança, sendo que a prática de rafting na Cachoeira da Velha vai obedecer a um protocolo específico.

No último dia 22 de junho, o Naturatins, por meio de um comunicado, informou que os pontos turísticos da região do Jalapão ficariam fechados por tempo indeterminado. O órgão informou que a suspensão continuava até que todos os protocolos com os procedimentos de segurança para evitar o contágio da Covid-19 fossem apresentados.

Leia Também:   Aleto anuncia correção em gabarito do concurso público e estende prazo para recursos

Fonte: J. Tocantins.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana