18 de março de 2024 23:30

Tocantins

Primeira sede da Assembleia Legislativa do Tocantins está abandonada e servindo como depósito de lixo; veja

Publicado em

Primeira sede da Assembleia Legislativa do Tocantins está abandonada e servindo como depósito de lixo; veja

Um prédio importante para a história do Tocantins está em condições precárias. Conhecido como Assembleinha, abrigou por cinco anos, a sede provisória da Assembleia Legislativa no início da construção de Palmas mas hoje está abandonado e servindo como depósito de lixo.

Do complexo erguido em 1989 restou apenas o prédio praticamente destruído. Em 2017, um incêndio comprometeu ainda mais a estrutura de madeira.

O espaço está guardado na memória da Lucilene Montelo, uma das primeiras servidoras da Casa Legislativa. “É triste ver que a primeira sede da Assembleia está assim, dessa maneira, abandonada, requerendo providências para que seja restaurado”.

Ela relata que existe um projeto para transformar o prédio em um museu do Legislativo. “Existe um desejo do Legislativo, inclusive, já foi dado o primeiro passo nesse sentido. O atual presidente já solicitou ao governador que fizesse a doação dessa área para a Assembleia porque é patrimônio tombado pelo Estado para que a Assembleia tome posse dessa área, faça a restauração e transforme no museu do Legislativo”, disse Lucilene.

Leia Também:   MAIS BENEFÍCIOS! Governador Wanderlei Barbosa sanciona auxílio alimentação de R$300 para grupo de servidores; saiba quem pode receber

A única construção que restou funcionava a área administrava da Casa, mas a situação é de total descaso. Não há mais portas, escadas e janelas.

O imóvel passou por um princípio de reforma em 2010, quando foram investidos cerca de R$ 500 mil na troca da madeira. A reforma parou e o prédio voltou a ficar esquecido. Sem cuidado, o lugar virou depósito de lixo, entulhos e mato alto.

Na visão da arquiteta e urbanista Josi de Sá, mesmo abandonado e com a estrutura comprometida, o patrimônio ainda pode ser recuperado e preservado.

“Como nós ainda temos a preservação do esqueleto do edifício, então ainda há como recuperá-lo, restaurá-lo e transformá-lo num equipamento público, como um museu ou um centro cultural para o estado do Tocantins”.

Leia Também:   "Infração gravíssima", alerta Detran sobre transporte de crianças menores de 10 anos em motos

“São memórias muito bonitas, guardadas com muito carinho. Seria para nós, para o Legislativo, uma alegria muito grande ver esse prédio ser restaurado e transformado em um museu legislativo”, complementou a servidora Lucilene.

O que diz o Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins disse que, assim como o Palacinho foi revitalizado e, hoje, se tornou um local de grandes visitações, elaborou um estudo de viabilidade para transformar a Assembleinha no Museu da Memória Legislativa do Tocantins e resgatar a história do Poder Legislativo Tocantinense

O trâmite processual do projeto de reforma do prédio seria iniciado no ano de 2020, porém, não foi dado prosseguimento em virtude da pandemia do Coronavírus. Ressaltamos que o projeto está na programação orçamentária de 2021, ressaltou.

Leia Também:   Policiais civis do Tocantins tem indenizações por cumulação de funções prorrogadas

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana