28 de março de 2024 14:54

Tocantins

Segurança máxima: Tocantins contará com 1.650 policiais extras, drones e salas de monitoramento durante as eleições no domingo (15)

Publicado em

Segurança máxima: Tocantins contará com 1.650 policiais extras, drones e salas de monitoramento durante as eleições no domingo (15)

Para a realização das Eleições Municipais 2020 neste domingo (15), o Tocantins divulgou que contará com o reforço de 1.650 policiais militares, utilização de drones e salas de monitoramento para garantir todo o processo eleitoral. O número de agentes policiais citados não levam em consideração os militares já residentes dos municípios, será uma ajuda extra.

De acordo com a PM, 681 policiais serão encaminhados da capital para os batalhões do interior. Os outros 969 serão convocados nas próprias unidades, incluindo a da capital, para reforço local. São profissionais que estariam de folga ou que fazem serviços administrativos, por exemplo.

Além do reforço da PM, o Tribunal Superior Eleitoral anunciou o envio de tropas federais ao Tocantins. Estes profissionais vão ficar focados na segurança de aldeias indígenas. Ao menos quatro cidades devem receber agentes da Força Nacional de Segurança. A previsão é de que pelo menos 270 homens do Exército sejam enviados ao estado.

Nesta quarta-feira (11) foram realizadas duas reuniões sobre o assunto. A primeira foi no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar com outras forças que vão participar do esquema de segurança. Depois, o plano foi apresentado durante a tarde para a Justiça Eleitora e para o Gabinete de Segurança Institucional na sede do Tribunal Regional Eleitoral. Por questões estratégicas, os pontos específicos que devem receber reforços em cada cidade não são divulgados.

As Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal; a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), os Bombeiros, e as Guardas Municipais e Metropolitana de Palmas também terão efetivo extra. As ocorrências serão registradas em um sistema unificado e tudo será acompanhado a partir da sala de monitoramento das eleições. Esta sala começa a funcionar no próximo sábado (14) às 14h.

Leia Também:   Pé-de-Meia: mais de 19 mil estudantes do Tocantins receberão o incentivo mensal de R$ 200; veja quem tem direito

Além de crimes eleitorais, as equipes vão monitorar outros eventos que possam ter impacto na votação como acidentes de trânsito, atendimentos de urgência e emergência, bloqueio de vias, colapsos de estruturas ou desmoronamentos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana