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Para a realização das Eleições Municipais 2020 neste domingo (15), o Tocantins divulgou que contará com o reforço de 1.650 policiais militares, utilização de drones e salas de monitoramento para garantir todo o processo eleitoral. O número de agentes policiais citados não levam em consideração os militares já residentes dos municípios, será uma ajuda extra.

De acordo com a PM, 681 policiais serão encaminhados da capital para os batalhões do interior. Os outros 969 serão convocados nas próprias unidades, incluindo a da capital, para reforço local. São profissionais que estariam de folga ou que fazem serviços administrativos, por exemplo.

A corporação não divulgou um levantamento de quantos policiais a mais devem ir para cada município porque esta decisão será tomada pelo comando de cada batalhão, conforme as necessidades que surgirem no dia da votação.

Além do reforço da PM, o Tribunal Superior Eleitoral anunciou o envio de tropas federais ao Tocantins. Estes profissionais vão ficar focados na segurança de aldeias indígenas. Ao menos quatro cidades devem receber agentes da Força Nacional de Segurança. A previsão é de que pelo menos 270 homens do Exército sejam enviados ao estado.

Nesta quarta-feira (11) foram realizadas duas reuniões sobre o assunto. A primeira foi no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar com outras forças que vão participar do esquema de segurança. Depois, o plano foi apresentado durante a tarde para a Justiça Eleitora e para o Gabinete de Segurança Institucional na sede do Tribunal Regional Eleitoral. Por questões estratégicas, os pontos específicos que devem receber reforços em cada cidade não são divulgados.

As sessões de votação e as sedes dos cartórios eleitorais, assim como o prédio do Tribunal Regional Eleitoral, devem estar entre as áreas com maior efetivo. Haverá uso de drones em alguns pontos para flagrar eventuais crimes eleitorais. Em Palmas, o trânsito será bloqueado no entorno da sede do Cartório Eleitoral já a partir da sexta-feira (13).

As Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal; a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), os Bombeiros, e as Guardas Municipais e Metropolitana de Palmas também terão efetivo extra. As ocorrências serão registradas em um sistema unificado e tudo será acompanhado a partir da sala de monitoramento das eleições. Esta sala começa a funcionar no próximo sábado (14) às 14h.

Além de crimes eleitorais, as equipes vão monitorar outros eventos que possam ter impacto na votação como acidentes de trânsito, atendimentos de urgência e emergência, bloqueio de vias, colapsos de estruturas ou desmoronamentos.


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