O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Dentran) publicou as regras para o retorno das atividades de autoescolas, centros de formação de condutores, despachantes, emplacadores e outras instituições ligadas ao órgão. As exigências estão no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19).

A portaria determina que as aulas teóricas serão realizadas de forma remota. Os alunos terão que utilizar dispositivo com acesso à internet e que possua câmera com resolução mínima de 720p. A ideia é possibilitar a autenticação biomética facial dos candidatos.

Para as aulas práticas, está previsto que os candidatos a habilitação do tipo A, para veículos de duas rodas, terão que utilizar capacete próprio durante os treinos. Não é permitido o compartilhamento do equipamento. O veículo será higienizado a cada uso e o local das aulas tem que ser lavado de quatro em quatro horas.

Já para as habilitações tipo B ou superiores, em que o veículo tem quatro rodas ou mais, o estudante e o instrutor devem usar máscaras de proteção e os veículos devem ser higienizados com álcool em gel.

Há regras também para as outras empresas que são credenciadas pelo Detran, como estampadores de placas, remarcadores de chassi, desmonte de veículos, despachante e clinicas medicas e psicológicas. Em geral, as medidas são para a realização de demarcações no chão para que seja mantido o distanciamento social e reforço nos protocolos de higiene.

As regras completas podem ser encontradas a partir da página 28 do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19).


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui